‘Pé no Chão’ difunde esporte e culturas dos paí­ses da Copa

528





Divulgação

Alunos e alunas de projeto social participaram de competições de futebol encerradas na terça, 10

 

Mostrar aos adolescentes que integram o projeto “Caminhar” como funciona um campeonato de futebol. Com este o mote, o Cosc (Centro de Orientação e Serviços da Comunidade) promoveu o 1º “Campeonato Pé no Chão”.

A iniciativa teve encerramento na semana passada e “pegou carona” na “Copa do Mundo”, competição que está sendo realizada no Brasil. De acordo com o presidente da entidade, Juvenal Marques Rodrigues, a ideia era desenvolver com os adolescentes um projeto de pesquisa sobre os países participantes do Mundial.

“O futebol é uma das práticas esportivas mais difundidas, uma das maiores paixões do povo brasileiro. Em comemoração a este grande evento e com o intuito de enriquecer e dar um novo sentido à Copa e aos encontros diários do projeto, a equipe do Cosc se mobilizou para mostrar aos adolescentes como funciona um campeonato desde a organização até a realização”, cita nota do conselho.

Durante nove semanas, os alunos realizaram pesquisa sobre os países participantes. Conforme a entidade, eles tiveram a oportunidade de conhecer “várias etnias e culturas”. “Aprenderam a valorizar e a respeitar, localizaram os continentes, suas bandeiras e costumes”, consta em material enviado a O Progresso.

Por meio do trabalho, os professores da entidade mostraram as “diferenças existentes entre as pessoas que compõem um time”. Os alunos envolvidos também tiveram conhecimento da “importância da união, da compreensão e da cooperação”, apontadas como necessárias para que os atletas “defendam seus países e ganhem um campeonato”.

“Sozinho não se ganha uma Copa. É preciso um trabalho em equipe, todos trabalhando por um único objetivo. E foi exatamente o que aconteceu no 1º Pé no Chão”, diz a nota.

A final da competição aconteceu na terça-feira da semana passada, na sede do Cosc, no Jardim Santa Rita de Cássia. Acompanharam o evento, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior; o diretor da pasta municipal, Natalino Pedreschi Junior; o professor de educação física, Douglas Dalmatti Alves Lima; e demais integrantes da secretaria.

Também compareceram à final, a diretora da Creche Municipal “Maria Zeneide de Almeida Mello”, Fernanda Scaglione, equipe e grupo de alunos; e a diretora da Creche Municipal “Laurindo Badanais”, Fabiana Almeida.

O evento contou com campeonato de futebol. As disputas tiveram arbitragem de Jenner Jesus de Almeida Tavares e Luís Antonio Coutinho, que colaboraram com o Cosc.

Além do presidente da entidade, acompanharam a final do evento a coordenadora pedagógica, Sueli Brisola, e os seguintes educadores: Lídia Moreira, Giovana Andréia Giovanetti Tavares, Eliana Aquino Cresciulo, Mariana Eduardo Ferreira, Tallita Martins, Jaime e Valdeci Fontanezi Ferreira.