‘Paulo Setúbal’ participará da Semana Nacional de Museus

1321
Diversas atividades estão programadas para o evento, que ocorrerá em maio (imagem: AI Prefeitura)

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí, fará parte da 16ª Semana Nacional de Museus.

A iniciativa vai acontecer de 14 a 20 de maio e terá diversas atividades, que já estão sendo programadas. Com o tema “Museus Hiperconectados: Novas abordagens, Novos Públicos”, que foi proposta pelo Ibram (Instituto Nacional de Museus), a semana foi batizada, pela equipe do espaço de Tatuí como “Museu Paulo Setúbal, a História em suas Mãos”.

As ações que deverão ser desenvolvidas no município serão: bate-papo, música, lançamento de aplicativo, exibições cinematográficas e exposições de artes plásticas.

“Uma gama de ações que permitirão aproximar o público da vocação do museu, que é disseminar personalidades e a história de nossa cidade”, afirmou o diretor da Cultura, Rogério Vianna.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” ocupa um imóvel histórico no centro. Construído em 1920, o prédio é um dos principais pontos turísticos do município.

O acervo é composto por objetos que pertenceram ao patrono, destacando-se o fardão e o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras; além de móveis e utensílios de moradores da cidade.

“Desde já, convidamos toda a comunidade para participar dessa semana, que visa a novas conexões entre o museu e seus usuários, além de buscar novos públicos para esse equipamento municipal de cultura de grande importância para o interior paulista”, conclui.

Semana Nacional de Museus

O Dia Internacional de Museus é comemorado em 18 de maio e o Ibram, há 16 anos, convida os museus de todo o território nacional para, nessa semana, desenvolverem programação especial. “A ação tem se tornado, nos últimos anos, um instrumento de acesso à cultura e de visibilidade dos museus”, conforme divulgado pela organização.