Participação das mulheres nas eleições será menor neste ano

Da reportagem

Os pedidos de registro de candidaturas para as eleições municipais de novembro apresentam queda na participação das mulheres em relação ao pleito de 2016, segundo dados estatísticos do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

Em porcentagem, o órgão aponta índices equivalentes: nos dois anos, as candidaturas femininas representaram 32,1% dos pedidos. Contudo, em números, houve queda de 96 para 92 pedidos de registros de mulheres.

Segundo o TRE, a participação das mulheres na política ainda não representa a proporção do eleitorado feminino, que é 4,8% maior que o masculino (47.459 mulheres e 43.142 homens). Quando o assunto é pedido de candidatura, o número de candidatos (195) é mais que o dobro (67,9%) da quantidade de candidatas.

Já os números referentes ao estado apresentam leve aumento na participação das mulheres. Conforme o TRE, as candidaturas femininas representam 33,3% dos pedidos – em 2016, essa participação foi de 32%.

Apesar de o eleitorado feminino estadual ser 12,4% maior que o masculino, o número de candidatos (61.573) é praticamente o dobro que a quantidade de candidatas (30.681).

Nas eleições de 2016, 1.021 mulheres foram eleitas para os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadoras no estado. Já os homens assumiram 7.263 cargos.

Em nota à imprensa, o tribunal ressalta estar se empenhando para reverter o quadro de desproporção representativa com inúmeras ações para incentivar a participação feminina na política.

Neste ano, foram organizados eventos como a I Conferência de Empoderamento Político das Mulheres, no qual, em mais de seis horas de palestras virtuais, foram discutidos temas como as cotas de gênero e o financiamento das campanhas das mulheres candidatas.

Houve, ainda, o “webminário” sobre a importância da participação feminina nos espaços de poder e tomada de decisão. Os debates estão disponíveis no canal do tribunal no YouTube.

Também foi realizado acordo de cooperação com a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) para as eleições 2020, com o objetivo de unir esforços ao acompanhamento e fiscalização das candidaturas femininas.

Segundo o TRE, a Justiça Eleitoral “entende que a participação da mulher na política fortalece a democracia e desenvolve uma sociedade mais plural e igualitária”.

Conforme dados do TRE, consultados na manhã de sexta-feira, 2, os partidos políticos locais apresentaram 287 candidatos aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito para as eleições municipais de 2020.

O número soma concorrentes que apresentaram pedido de registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até sábado da semana passada, 26 de setembro – fim do prazo, conforme o calendário eleitoral.

O número de candidaturas é 4,01% menor que o das eleições de 2016, quando 299 postulantes, entre deferidos e indeferidos, tentaram concorrer às vagas.

Todos os candidatos aguardavam julgamento dos requerimentos. A lista completa com as informações sobre os concorrentes (nome, número na urna, faixa etária, grau de escolaridade e filiação) está disponível no endereço http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais.

Do total de candidatos, 195 são homens (67,9%) e 92, mulheres (32,1%). Caso todos os pedidos sejam aprovados pela Justiça Eleitoral e ninguém desista da candidatura, Tatuí terá 16,29 candidatos para cada uma das vagas do Legislativo, considerando-se o total de 277 postulantes às 17 cadeiras a serem preenchidas.

Para a prefeitura, o TSE mostrava dez candidatos com pedido de registro, sendo cinco a prefeito e cinco a vice. Entregaram registro de candidaturas: Alessandro Lirola (PDT), Fátima Aparecida Rodrigues dos Santos de Campos (PT), Maria José Vieira de Camargo (PSDB), Valdeci Proença (Podemos) e Wagner Rodrigues (PP).

Contudo, na manhã de terça-feira, 29 de setembro, Lirola confirmou ter pedido renúncia à disputa pelo cargo.

Respectivamente, eles têm como vice-prefeitos: Gildo Pereira de Andrade (PDT), Odailson Toth (PT), Miguel Lopes Cardoso Júnior (MDB), Lúcia Maciel Aguiar (Podemos) e Nilton José Alves (PRTB).

Os pedidos de candidatura podem ser acessados por meio do sistema DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas), no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).