Parque ‘Maria Tuca’ recebe final de campeonato estadual de canoagem

264





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Represa do parque ecológico recebe neste final de semana competidores de diversas cidades do Estado

 

Acontece neste domingo, 1º, em Tatuí, a final do Campeonato Paulista de Canoagem. As provas da modalidade “slalom em água parada” serão realizadas no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, o evento “promete muitas emoções”, já que definirá os vencedores do circuito 2013.

“Alguns dos melhores atletas do Estado de São Paulo estarão disputando a prova, competidores que já representaram o Brasil em campeonatos na Europa, América do Sul, incluindo campeonatos mundiais”, citou o setor de comunicação do Executivo.

Ao todo, 65 atletas inscreveram-se para a final, que volta a ser realizada no município. Conforme a Prefeitura, eles virão de diversas cidades do Estado.

A prova de “slalom em água parada” é disputada em uma “pista” – a ser montada na represa do parque – com dez balizas (seis verdes e quatro vermelhas).

“Nas verdes, o atleta passa a favor do percurso e, nas vermelhas, faz manobra passando contra o percurso. Vence quem fizer em menos tempo”, descreveu o setor de comunicação.

Conforme a assessoria, cada “toque que é dado nas balizas” representa soma de dois segundos ao tempo final de cada atleta.

Segundo declarou o diretor da Federação Paulista de Canoagem e organizador da prova, Hilário Neves, para a Prefeitura, a “pista” de Tatuí é ideal para o evento.

“A estrutura possibilita um espelho de água de 80 metros, perfeito para este tipo de prova. Além disso, há água limpa e um local extremamente agradável para os torcedores”, afirmou.

O Campeonato Paulista de Canoagem chega em 2013 ao 12o ano consecutivo. A etapa final é realizada em Tatuí pela terceira vez. A primeira seletiva aconteceu no início de agosto, em Piracicaba.

“Agora, os tatuianos terão o privilégio de conferir ao vivo e em primeira mão os grandes campeões dessa modalidade tão empolgante e bonita de se ver”, comentou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior.

O evento começa às 10h e tem entrada franca. O “Maria Tuca” fica na estrada do Turvo, s/no, no bairro dos Fragas.