Para revitalização de marca, Coop investe R$ 25 milhões

1282
Drogaria, situada na rua Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, já recebeu atualizações (Foto: Divulgação)
Publicidade
Da reportagem

A Coop – Cooperativa de Consumo, em celebração aos 66 anos de fundação, anunciou, na tarde de quinta-feira, 22, um investimento de R$ 25 milhões para a revitalização de marca, com uma nova identidade.

O anúncio foi feito pelo presidente executivo da cooperativa, Márcio Valle, durante coletiva de imprensa, realizada em plataforma online. Simultaneamente, a Coop promoveu o lançamento da campanha de aniversário e de um aplicativo aos clientes e cooperados.

A área de marketing da cooperativa, juntamente com a Interbrand, iniciou estudos sobre a nova logomarca no mês de agosto do ano passado, com o intuito de “evoluir” a identidade verbal, visual e ambiental, além de potencializar os negócios.

As mudanças ressaltam a personalidade da marca, segundo Valle, “calorosa, colaborativa, consciente e conectada”. O presidente destaca que os principais atributos da marca são três “Cs”: convivência, consciência e conveniência.

“Queremos deixar clara a nossa proposta de valor e raízes, além de ressaltar os princípios cooperativistas em um formato contemporâneo e nunca esquecendo da promessa de que cooperar transforma”, sinalizou Valle.

Publicidade

A partir da revitalização, a logomarca recebeu mudanças na tipografia e na elipse. A identificação dos hipermercados da Coop passa a contar com a cor laranja, enquanto as drogarias são diferenciadas pela cor verde.

As atualizações ainda permitem identidades próprias às marcas: Coop Retira, Coop Entrega, Sempre Coop, Coop Facilita, Revista Coop, Oi Coop e Coop Faz Bem.

“Seguindo o planejamento estratégico da Coop, fica cada vez mais clara a necessidade do desmembramento dos negócios atuais – supermercado e drogaria – e outros que virão. Por isso, foi necessário o ‘redesign’ do logo e alterações nas cores para melhor identificação de cada um”, explicou Susana Souza, gerente de marketing.

A última mudança de marca da cooperativa aconteceu há mais de 20 anos, em meados de 1997. De acordo com Valle, “ela é necessária para rejuvenescimento, sem perder a tradição, mantendo-se contemporânea”.

Desta forma, a Coop adota o slogan: “66 anos com energia de quem está só começando”. “Trazemos uma modernidade, porém, preservando a nosso histórico tão importante”, completou Susana.

O investimento de R$ 25 milhões é somente para atualizações em todas as lojas físicas da Coop. Conforme Valle, a estimativa inicial é de que as mudanças aconteçam em todas as unidades da cooperativa entre período de três a cinco anos.

Em Tatuí, o presidente executivo antecipou que as duas unidades, situadas nas ruas 11 de Agosto e Coronel Lúcio Seabra, terão as identidades atualizadas simultaneamente ou uma em sequência à outra, a partir de 2022.

“Tatuí não vai ficar com a unidade da rua 11 de Agosto de um jeito e da Coronel Lúcio Seabra de outro. No entanto, ainda precisamos definir quando isso acontecerá. Pelo que conversamos, não deverá ocorrer no próximo ano”, afirmou Valle.

Ele declarou que a cooperativa pretende conciliar a mudança de marca com as programações de manutenção rotineiras, como reformas em estacionamento e trocas de piso, por exemplo, feitas em todas as unidades.

Inaugurada em 2015, Valle aponta que a Coop da rua Coronel Lúcio Seabra foi a primeira loja no formato “retrofit” (processo de modernização de uma edificação).

Já a unidade da rua 11 de Agosto, ele lembra ter passado por reforma recentemente. “São lojas que, em termos de operação, estão atendendo adequadamente”, garantiu o presidente.

Aplicativo

A estratégia do novo aplicativo “Sempre Coop” foi criada pensando em compilar todos os benefícios que a Coop oferece em um só lugar, sustentando principalmente a conveniência, acentuada no projeto da nova marca.

Entre as funcionalidades, os clientes podem utilizar o aplicativo para ter acesso a: ofertas de loja e personalizadas; Coop Retira; Coop Faz Bem; campanhas de relacionamento e aniversariantes; retorno das sobras; endereços e contatos de lojas; lista de drogarias com farmácia popular; Blitz da Saúde; Oi Coop; e institucional, com história e políticas da Coop.

O Sempre Coop ainda oferece as “vitrines de ofertas” de supermercados e drogarias, construídas a partir do comportamento de compra dos cooperados, trazendo ofertas de produtos já adquiridos e itens que poderão gostar.

Através do Sempre Coop (disponível nos sistemas operacionais Android e iOS), a expectativa é de que, até o final do ano, os clientes e cooperados tatuianos possam fazer compras pelo celular, utilizando os serviços Coop Retira e Coop Entrega.

Aniversário

A tradicional campanha de aniversário da Coop, neste ano, teve início na quinta-feira, 22, e continuará até o dia 26 de novembro, uma quinta-feira, com alguns diferenciais, devido à pandemia.

Neste período, cooperados e clientes podem concorrer a mais de 2.500 prêmios, sendo um sorteio de R$ 66 mil pela loteria federal; 800 vouchers de R$ 25 em produtos da marca própria Coop; mil vouchers de R$ 50 – sendo 500 exclusivos para gastos na drogaria e outros 500 para supermercado e drogaria; 500 vales-compra de R$ 100 e 400 no valor de R$ 200 – sendo R$ 100 para o ganhador e R$ 100 para um amigo.

Seguindo os princípios cooperativistas de contribuir com a sociedade onde atua e levando em consideração os impactos da pandemia na economia, a Coop optou, neste ano, pelo sorteio de mais prêmios e pela entrega na forma de dinheiro e compras.

“Assim, podemos, de alguma forma, aliviar as dificuldades de mais pessoas”, explicou Luana Adolfo, analista de marketing da Coop.

A cooperativa ainda destinará a uma instituição beneficente R$ 15 mil na conta-poupança da mais votada pelos participantes. No site da ação, está detalhado o perfil das sete entidades: Campi Piero Pollone e Lar de Maria, de Santo André; Fraterno Associação Assistencial e Centro Comunitário Nossa Senhora do Guadalupe, de São Bernardo do Campo; Núcleo de Fisioterapia da Santa Casa, Diadema; Lar-Escola Monteiro Lobato, Sorocaba; e Graac (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), São José dos Campos.

Para concorrer aos prêmios, basta adquirir R$ 50 em compras (exceto medicamentos, tabaco e bebidas alcoólicas acima de 13%), cadastrar os dados pessoais e o cupom fiscal no hotsite da promoção www.aniversariodacoop.com.br para ganhar um número da sorte e acionar a roleta virtual.

Publicidade