Pandemia leva quase 35% a dedicarem-se mais à leitura

96
Publicidade
Da redação

A enquete semanal promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias apurou que a pandemia estimulou a “literatura” em Tatuí. Conforme a pesquisa, encerrada na sexta-feira, 30 de março, 35% dos participantes indicaram ter se dedicado mais à leitura durante o estímulo ao isolamento social.

Em simultâneo, outros 65% responderam que, apesar da mudança de rotina, não tiveram oportunidade de se dedicar mais à leitura de livros.

A enquete escolheu esse tema em razão do encerramento das inscrições ao 19º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias, de abrangência nacional, que teve novo recorde de participantes.

Disponíveis desde o dia 1º de março, o certame recebeu 2.714 inscrições. O número representa aumento de 15% em relação aos inscritos no ano passado.

Os participantes da edição de 2021 são provenientes de 526 cidades, dos 26 estados e do Distrito Federal. Do total de inscritos, 983 são para a modalidade conto, 540 para crônica e 1.191 para poesia.

Publicidade

Nesta próxima semana, a enquete busca avaliar a opinião dos tatuianos sobre quem mais está efetivamente trabalhando contra a pandemia da Covid-119. Para tanto, parte de iniciativa artística que homenageará os profissionais da Saúde.

Produzida pelo artista plástico Cláudio Camargo, do Espaço Cultural “Cláudio Esculturas”, a homenagem consistirá em um monumento com 1,5 metro em gesso.

Assim, a enquete pergunta: “Quem você acredita que está trabalhando melhor contra a pandemia da Covid-19?”. As opções de resposta são: “o governo federal”, “o governo do estado de SP”, “o governo municipal” e “os profissionais da Saúde”.

Com início neste sábado, 1º, a pesquisa soma as votações até sexta-feira, 7. O resultado será publicado na edição do fim de semana seguinte, 9.

Publicidade