Padre e teólogo Edvilson de Godoy lança o livro “O Deus das Vítimas”

Obra já está na venda com o autor e nas livrarias da editora Santuário

Padre Edvilson de Godoy, pároco da Paróquia Sagrada Família (foto: divulgação)
Da reportagem

O teólogo e padre Edvilson de Godoy, que atualmente atua como pároco da Paróquia Sagrada Família em Tatuí, lançou neste mês de maio o livro “O Deus das Vítimas – Revelação e Antropologia”, pela Editora Santuário.

Godoy é doutor em ciências da religião pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, doutor em teologia (também pela PUC-SP), professor de teologia dogmática no Instituto São Paulo de Estudos Superiores, no Centro Universitário Claretiano, e pesquisador nas áreas de cristologia e soteriologia.

De acordo com Godoy, a obra é resultado de pelo menos três anos de pesquisas, realizadas no campo da teologia de forma geral e a partir de trabalhos acadêmicos. Nela, o autor trata sobre “o Deus que se revela nos pequenos, nas vítimas, em todos aqueles que estão à margem do mundo”.

O livro conta com 200 páginas e é divido em duas partes: na primeira, o autor discorre sobre “a solidariedade do Deus judaico com as vítimas oprimidas, ao rechaçar a violência coletiva” e, na segunda, apresenta Jesus “como a revelação da face íntima de Deus”, analisando temáticas centrais, como: encarnação, reino de Deus, Filho do Homem e sua conduta apocalíptica, paixão, morte e ressurreição.

“A obra aborda a sagrada escritura desde o método antropológico e literário. O Deus da Bíblia desmistifica as razões da violência coletiva, assumindo o lado da vítima e condenando a maioria perseguidora”, explica o autor.

A obra já está disponível para a venda no site da editora https://www.editorasantuario.com.br/  e com o próprio autor, pelo Facebook oficial da Paróquia Sagrada Família, no www.facebook.com/paroquia.sagradafamilia.1.

O lançamento oficial ocorreria nesta sexta-feira, 21, às 19h30 (após o fechamento desta edição, às 17h), em cerimônia restrita (devido à pandemia), na Paróquia Sagrada Família e, também, no dia 2 de junho, no Centro Cultural Casa Kennedy, em Itapetininga.

Esta é a segunda obra do autor. O teólogo tem trabalhado com diversos artigos para revistas e deve lançar o terceiro livro no próximo ano, intitulado “O Labirinto do Desejo” – também resultado de pesquisas e artigos acadêmicos.