Melody Music Arts abre inscrições para oficinas do ‘Criança faz Arte’

Projeto oferece aulas de artesanato, música, dança e teatro para crianças

109
Oficinas gratuitas são parte da 1º Jornada Artística da Melody (foto: divulgação)
Da reportagem

A Melody Music Arts está com inscrições abertas para quatro oficinas do projeto “Criança faz Arte”, realizadas em maio. As atividades estavam previstas para março, mas foram suspensas em razão das fases mais restritivas do Plano SP.

A ação faz parte da 1º Jornada Artística da Melody – contemplada pela Lei Aldir Blanc (lei federal 14.017/2020), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020, e ocorrerá no sábado, 29. As inscrições vão até quinta-feira, 27.

Com duração de duas horas cada uma, as oficinas, gratuitas, abordarão artesanato, música, danças e teatro e acontecerão no espaço cultural Melody Music Arts, à ​rua Marechal Deodoro da Fonseca, 601, centro.

Conforme a descrição do projeto, o objetivo é “fomentar a atividade artística local, proporcionando um espaço para todos, onde a troca e a multiplicidade de saberes sejam um caminho para a construção de artistas cada vez mais criativos e plurais”.

O projeto começa com a oficina “Musicalização Infantil”, das 10h às 12h, para o público dos seis aos 14 anos, com o professor Jessé Jackson. Ela terá como tema “jobiniando em uma nota só”, para uma “imersão no universo musical conhecendo a escala de dó maior, com jogos e exercícios lúdicos”.

“Musicalizar é despertar na criança sua expressão espontânea e trazê-la para um ambiente musical, onde a descoberta se faz por meio dos seus próprios sentidos”, enfatiza o espaço cultural, na descrição do projeto.

Segundo a Melody, durante a aula, as crianças conhecerão a música “Samba de uma Nota Só”, de Tom Jobim, para aprender a cantar e fazer a percepção das células rítmicas no ateliê musical.

Também serão confeccionados instrumentos com materiais recicláveis, tendo como objetivo final a execução e acompanhamento rítmico feito pelas próprias crianças.

Das 14h às 16h, a professora Fernnanda Késia coordena a oficina “Confecção de Máscaras”. A aula é voltada a crianças de seis a 12 anos.

De acordo com a coordenação, será ensinada a confecção de máscaras a partir da contação de histórias, com o objetivo de “despertar a imaginação e incentivar a criatividade dos participantes”. Para a criação das máscaras, as crianças terão cola, papel e tinta.

“O trabalho artesanal, além de trazer benefícios para a coordenação motora, percepção e foco, é uma atividade divertida e social, que permite uma sensação de bem-estar e melhora na autoestima, onde a criança, além de exercer sua autoexpressão, pode se divertir com aventuras épicas a partir de seus personagens criados”, ressalta o espaço cultural.

A coordenação enfatiza que a ideia também é “apresentar uma nova brincadeira, que poderá repetir com os amigos e familiares, mostrando para a criançada que, com materiais simples, esquecidos em casa, é possível criar um reino encantado”.

No período da tarde, ainda acontece a “Oficina de Dança”, com a professora Ana Laura. O encontro será realizado das 16h às 18h, com atividades voltadas a crianças de seis a 11 anos.

Conforme a Melody, o objetivo da oficina é fazer os participantes experimentarem formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, “cultivando a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar o repertório corporal por meio da dança”.

“A oficina trabalhará a comunicação e a expressão por meio de brincadeiras lúdicas e interativas, desde o alongamento até as danças temáticas produzidas a partir de historinhas”. Entre as atividades, estão as danças: das pedras, das bexigas, das estátuas e a “maluca”.

“A dança é a livre expressão do corpo e a linguagem dos sentidos impressa nos movimentos. Para a criança, é um universo mágico de possibilidades criativas”, destaca o projeto.

O quarto encontro será a “Oficina de Teatro”, voltada a crianças de dez a 14 anos, das 18h às 20h, com a professora Tamires Carvalho.

A Melody Music Arts informa que a oficina de teatro “visa explorar, descobrir e desenvolver, através de exercícios e jogos teatrais, as possibilidades de criação e descobertas do corpo, a relação com o outro e com o espaço, a capacidade de observação, a concentração, entre outros”.

“Por meio da linguagem teatral, podemos levar a criança a experimentar novas sensações, desenvolvendo assim o seu potencial imaginário, colocando-a a serviço da criatividade na arte e na vida”, destaca a entidade.

Todas as oficinas têm vagas limitadas, em virtude da pandemia da Covid-19. Para se inscrever, basta preencher o formulário no link: https://bit.ly/3tOymrv.  Mais informações: (15) 3022-5069, WhatsApp (15) 98180-5736, ou e-mail artsmelodymusic@gmail.com.