Orquestra Sinfônica de Tatuí é criada e inicia agenda para a 1ª temporada

Novo conjunto instrumental do município tem regência de Eduardo Augusto

Orquestra inicia atividades com 40 instrumentistas (foto: Pablo Ruiz)
Da redação

Com estreia em apresentação na Praça da Matriz, na programação do Natal Musical, a Orquestra Sinfônica de Tatuí, criada recentemente, prepara repertório e agenda de concertos para a temporada que se inicia.

Com apoio de patrocinadores privados e da prefeitura de Tatuí, a orquestra inicia as atividades com 40 instrumentistas, além de um produtor e um arquivista. A regência é do maestro, violinista e professor Eduardo Augusto.

De acordo com ele, a Orquestra Sinfônica de Tatuí é “sonhada pelos músicos locais há muitos anos e começou a se tornar realidade em 2021, em conversas com o violinista Rogers Bertinotti e o violoncelista Tiago Almeida”.

“Ali surgiu a semente da orquestra e, nos passos seguintes, o nosso projeto contou com o apoio fundamental da administração municipal de Tatuí e do amigo e vereador Renan Cortez”, afirma o maestro.

Ainda conforme o músico, o projeto possui dois objetivos: “Oportunizar a identificação da comunidade tatuiana com a orquestra da cidade, caracterizando efetivamente Tatuí como a Capital da Música; e ampliar e a democratização do acesso do público aos concertos musicais”.

Para isso, segundo o maestro, serão promovidas apresentações regulares, mensalmente em diferentes pontos do município, e, também, em outras cidades da região e do estado. A orquestra ainda está em processo de definição da agenda para a temporada de 2022, e deve divulgar as primeiras datas em breve.

Na primeira apresentação, a Orquestra Sinfônica de Tatuí executou clássicos como “Nessun Dorma”, “Suite Peer Gynt” e “Mio Babbino Caro”, além de músicas brasileiras, como “Anunciação” e “Carinhoso”, e ainda peças natalinas.

A escolha não ocorreu por acaso: conforme o maestro, o repertório da estreia retrata “a proposta musical do conjunto, que trará músicas com fácil identificação para o público, com ênfase na música popular instrumental, clássicos do cinema e grandes trilhas e musicais”.

O maestro aponta que Tatuí é reconhecida pela lei estadual 12.544/2007 como Capital da Música e, para ele, “nada mais justo do que a cidade ter uma orquestra que a represente”. “É algo desejado há muitos anos e que, finalmente, começou a se realizar”, disse.

Além de finalizar o planejamento da temporada 2022, a Orquestra Sinfônica de Tatuí busca novos apoiadores para o projeto. Pessoas e empresas interessadas em apoiar o conjunto podem entrar em contato pelo telefone (15) 99618-2729.

“Gostaria de agradecer muito a todos que apoiam este projeto, especialmente o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário municipal de esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli; e o vereador Renan Cortez, além de toda a equipe da prefeitura e aos queridos músicos da OST, que têm se empenhado para a nossa orquestra realmente acontecer”, finaliza o maestro.