Para comemorar os 15 anos de inauguração em Tatuí – celebrados no dia 11 de dezembro -, o Ópera Mix realizou três eventos especiais neste mês,com duas noites de seu já tradicional festival gastronômico e uma tarde de domingo recheada de música, coquetéis e alta gastronomia.
O evento, oferecido pelos proprietários do restaurante, Gláucio e Liza De Marchi, mais uma vez, contou com menu especial assinado pelo chef italiano Augusto Piras – residente no Brasil desde 2000, com mais de 30 anos dedicados à gastronomia, sendo um dos chefs mais respeitados do mundo.
Nas noites de terça-feira, 7, e quinta-feira, 9, celebrando a data, o restaurante ofereceu jantar especial com menu degustação de pratos sofisticados, com frutos do mar (ostra, mexilhão, polvo e lagosta) como “estrelas” do cardápio.
O menu começou com amuse buche (aperitivos) de finas fatias de rosbife com cru de cogumelos marinados, pipoca de alcaparras, lascas de parmesão e molho tonnato. Em seguida, o antepasto deu espaço a um trio de delícias do mar, com ostra gratinada, julienne de polvo com batatas e páprica e mexilhão em caldeirada com tomate.
Para o prato principal, pensando em atender diferentes paladares, o restaurante possibilitou que os clientes escolhessem entre duas opções. Augusto Piras preparou um trofiette (massa artesanal) com redução de crustáceos e top de lagosta à Thermidor e um contrafilé de chorizo australiano à Rossini com batatas Ana.
Como sobremesa, o chef apostou no clafouti de peras caramelizadas com gelato italiano de pistache, da gelateria Ópera Fresh, para agradar aos mais diversos paladares e garantir a satisfação dos clientes.
“Em ocasiões especiais, sempre procuro criar cardápios mais trabalhosos”, afirmou o chef Piras, explicando que frutos do mar são mais delicados em relação a outros ingredientes da culinária e exigem mais cuidado no preparo.
“Dá mais trabalho, porém, achoque valeu a pena arriscar. Quando é bem feito, o cliente reconhece a qualidade, e, claro, só fiz e faço estes pratos mais sofisticados quando tenho certeza de ter um produto de excelente qualidade para o preparo, senão eu nem arrisco”, assegurou o chef.
A escolha pelos frutos do mar partiu dele mesmo, sendo aprovada por De Marchi. O empresário contou ter dado liberdade para que Piras pudesse criar o cardápio e destacou a confiança no trabalho dele.
“O chef traz toda a experiência e conhecimento dele e nos coloca à mesa. Desta vez, trouxe uma massa com um sabor muito interessante. O sabor da lagosta, da marinada estava muito bom, e o molho da carne estava maravilhoso. Ninguém consegue reproduzir, é algo diferenciado, impressionante”, acentuou De Marchi.
O empresário também salienta ser um compromisso do restaurante oferecer aos clientes,especialmente exigentes nos eventos periódicos do Ópera Mix, sabores diferenciados, de qualidade e dentro do que há de melhor na alta gastronomia.
“Nosso compromisso é trazer novidades e sabores diferentes. Queremos que os festivais sejam uma oportunidade para que as pessoas que gostam de experimentar novos pratos possam ter experiências gastronômicas diferenciadas”, ressaltou De Marchi.
A aposta na massa artesanal como acompanhamento também teve um proposito, conforme o chef. “A massa é sempre uma boa pedida. Este é o meu segredo: o brasileiro adora massa, é difícil errar com isso”, brinca Piras.
O menu dos jantares agradou aos convidados de paladares mais exigentes e requintados. Formada em gastronomia, a empresária Tatiana Barreti, de Boituva, contou que acompanha todos os eventos do Ópera Mix quando tem oportunidade e elogiou a iniciativa.
“Eu amo a gastronomia, e acho que a proposta do Ópera é sempre muito bem-vinda na cidade e na nossa região, pois não temos este tipo de serviço em outro lugar. Para quem gosta de gastronomia e harmonizar tudo com um bom vinho, este é o lugar! O restaurante é único na região, não tem outro”, comentou a empresária.
Como especialista em alta gastronomia, Tatiana ainda ressaltou a “perfeição” dos aspectos técnicos do cardápio. “A temperatura, o cozimento, o tempero dos pratos estavam todos perfeitos, além do serviço, que é sempre perfeito”, adicionou a empresária.
“Já estivemos aqui diversas vezes e sempre voltamos, pois todas as vezes nossa experiencia gastronômica é das melhores”, acrescentou o empresário Rodrigo Lima, companheiro de Tatiana.
Já no domingo, 12, o almoço especial de aniversário ofereceu todos os itens do cardápio habitual do Ópera Mix e três pratos principais como sugestões do chef, com novidades que, a partir do lançamento, foram agregadas ao menu da casa.
Para encerrar o festival gastronômico, Piras montou um cardápio mais “enxuto”, mas ainda em alto nível,com três carnes nobres para o prato principal, como entrecôte de chorizo, picanha de cordeiro e carré suíno, elaborados especialmente para o verão.
O entrecôte de chorizo premium foi servido ao molho poivre, com purê de mandioquinha e brunoise de legumes. O corte sai de uma das pontas da barra do contrafilé, na qual a gordura fica concentrada no meio da carne, garantindo mais sabor.
A picanha de cordeiro foi grelhada e acompanhada de tagliolini na manteiga e ervas. A massa fresca faz parte do pastifício do Ópera Mix e foi produzida pelas mãos do chef italiano de forma totalmente artesanal.
Outro corte da alta gastronomia sugerido pelo chef para o almoço de domingo foi o carré french rack suíno grelhado (peça retirada do lombo) e servido com risoto de gorgonzola e molho de assado ao mel trufado.
“O propósito das minhas vindas aqui é exatamente este: trazer sempre alguma novidade que fique no cardápio da casa nos meses a seguir. Agora, voltarei no final de janeiro ou começo de fevereiro para trazer mais novidades”, antecipou o chef.
Além do cardápio, o evento de domingo contou com a presença da Orleans Street Jazz Band, de Tatuí, uma formação inspirada nas bandas itinerantes de New Orleans responsável pela apresentação de repertório diversificado para os clientes do restaurante.
Os convidados da festa acompanharam em frente ao restaurante as várias apresentações de jazz, que ainda seguiram para dentro da casa, levando os clientes a dançaram junto com o grupo musical. Ao final do evento, todos ainda cantaram o tradicional “Parabéns”, celebrando os 15 anos.
“Acho que a alimentação e o entretenimento são muito importantes, assim você alimenta o corpo e alma de uma vez só. Fico muito feliz de proporcionar este sentimento de alegria e descontração durante estes eventos”, comentou De Marchi.
No encerramento da festa de domingo, Piras também afirmou ter ficado satisfeito com o resultado dos eventos da semana, elogiando a iniciativa de De Marchi na combinação da música com um menu diversificado.
Neste momento, De Marchi lembrou que, além de comemorar os 15 anos do Ópera Mix, os eventos marcaram a retomada dos festivais gastronômicos após um hiato nos meses de isolamento social, exigidos pela pandemia do novo coronavírus.
Para o ano que vem, o chef adiantou pretender trazer o segundo festival de carnes exóticas de caça, como galinha de angola, faisão, codorna, coelho e outros sabores diferentes (o primeiro foi realizado em agosto de 2019).
Outra novidade prevista para 2022, conforme De Marchi, é um festival italiano. Segundo o empresário, a intenção é realizar eventos específicos com pratos típicos da Itália, dividindo os menus por regiões como Nápoles, Sardenha, Sicília, Toscana e outras.
“Nosso compromisso é inovar e trazer cada vez mais novidades e sabores aos nossos clientes mais ousados e que gostam de experimentar o que há de melhor na alta gastronomia”, completou De Marchi.