Novena inicia programação da ‘Festa da Padroeira de Tatuí’

562
(foto: Adriana Almeida)
Publicidade
Da redação

A partir deste domingo, 29, até o dia 8 de dezembro, uma terça-feira (Dia da Padroeira), o Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição promove as tradicionais festividades da data em Tatuí.

Como nos anos anteriores, a igreja inicia a programação com a novena, a qual se estenderá até 7 de dezembro, véspera do feriado municipal. Os encontros acontecem de segunda-feira a sexta-feira, às 19h30, e aos sábados e domingos, às 19h, com a presença de padres da Diocese de Itapetininga.

A abertura das festividades acontece na missa deste domingo, 29, às 19h, presidida pelo pároco e reitor do santuário, padre Élcio Roberto de Góes. Durante a solenidade, a imagem da padroeira será “descida” (retirada do trono para permanecer mais próxima dos fiéis).

No último dia da novena, haverá celebração especial, em comemoração aos 14 anos da dedicação da “Igreja Matriz”, ocorrida no Dia da Padroeira, em 2006. A celebração eucarística será presidida pelo padre Lorival de Oliveira Pedro, pároco e reitor do Santuário São Judas Tadeu.

No dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí, ocorrerão três missas na Igreja Matriz. No período da manhã, às 8h e às 11h, as missas terão a presença de todos os padres do município.

Publicidade

Mais tarde, às 18h,a solenidade será presidida pelo bispo diocesano de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, com a “subida” da imagem de Nossa Senhora da Conceição, retornando ao trono.

Recreação

Em 2020, em decorrência da pandemia, o santuário não realizará uma extensa atividade recreativa na Praça da Matriz. No entanto, nesta sexta-feira e sábado, 27 e 28, e de segunda-feira, 30 de novembro a 8 de dezembro, uma barraca de salgados e bebidas fica em frente à igreja.

A barraca oferece pasteis e bolinhos de frango, além de refrigerantes e sucos de laranja. Os produtos podem ser adquiridos de segunda-feira a quinta-feira, das 18h às 21h, e de sexta-feira a domingo, das 10h às 21h.

Para animar a festa, a programação conta com duas noites de louvor e adoração, na próxima sexta-feira e sábado, 4 e 5 de dezembro, às 21h, com os cantores católicos Rodrigo Ferreira, da banda Louvor e Glória, e André Leite, respectivamente.

Ferreira é conhecido, principalmente, pela música “Sou um Milagre” – disponível nas plataformas digitais. Já Leite se apresentou no santuário no ano passado, quando abriu a noite de louvor com o cantor Thiago Brado.

O Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição reforça que todas as celebrações e shows contam com a presença dos fiéis respeitando as normas sanitárias e com limite de capacidade exigido pelos órgãos municipais.

As atividades da Festa da Padroeira são transmitidas, ao vivo, pelo perfil do santuário no Facebook,“Santuário Nossa Senhora da Conceição” , e pelo canal “Santuário Conceição” no YouTube.

Publicidade