Acendimento do ‘Pinheirão’ marca abertura oficial do Natal Encantado

1925
Em 2020, o cartão postal natalino tatuiano oferece o “Pinheiro Musical – A Magia das Luzes” (foto: AI/Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

Às 19h30 deste sábado, 28, a prefeitura, pela da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove na praça Martinho Guedes, a “Praça da Santa”, a cerimônia de abertura do “Natal Encantado 2020”, da Casa do Papai Noel e o acendimento do “Pinheirão de Natal”.

Considerado o maior cartão postal de Tatuí no período natalino, o tradicional “Pinheirão” (com 25 metros de altura)possui, neste ano, um suporte maior da estrela, com mais oito metros de altura. Ainda, um para-raios foi instalado para maior segurança, além de cerca de 40 cordões com mais de 1.300 lâmpadas.

Revitalizada no ano passado, a Praça da Santa está toda decorada e iluminada e, em 2020,conta com uma atração inédita: o “Pinheiro Musical – A Magia das Luzes”, a partir deste domingo, 29, até 23 de dezembro, uma segunda-feira, às 21h. Já o acendimento tradicional do Pinheirão ocorre diariamente, às 19h.

A Casa do Papai Noel, em decorrência da pandemia,acontece de maneira diferente neste ano. Ela continua no Centro Cultural, que apresenta a fachada toda decorada com iluminação natalina, no entanto, as crianças não poderão entrar no espaço para abraçar o Papai Noel.

A interação, à distância, com o “Bom Velhinho” acontece todas as noites, a partir deste sábado, 28, até a antevéspera do Natal, sempre a partir das 21h – na sequência do “Pinheiro Musical”. Pela janela do prédio, o Papai Noel acenará e levará a “magia natalina” às crianças.

Publicidade

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, reconhece que, em 2020,a pandemia gerou muitos impactos econômicos, mas aponta que as atrações do “Natal Encantado” buscam desenvolver o turismo no município, “aumentando a visibilidade de Tatuí”.

Com isso, a pasta visa fomentar o turismo e o comércio na cidade, gerando negócios, renda e empregos. “A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico, assim como na criação de novos negócios e no aumento da produção de bens e serviços”, destacou o secretário.

A O Progresso, Sinisgalli comentou acreditar que“seremos uma das poucas cidades com um atrativo turístico e uma extensa programação de Natal”, afirmou.

“Queríamos dar esse presente tanto para os munícipes como aos turistas que virão visitar Tatuí. Desta forma, acho que ainda conseguiremos movimentar o comércio local, que foi muito atingido pela pandemia”, complementou o titular da pasta.

Devido à Covid-19, em nota, a prefeitura informou que todas as atividades são realizadas ao ar livre, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção.

“Estamos tomando todos os cuidados necessários, e todos os eventos ocorrem em praça pública e áreas abertas. Consequentemente, não receberemos visitas do público na Casa do Papai Noel. Apesar de ser um grande sucesso, neste ano, infelizmente, tivemos de nos adaptar”, completou Sinisgalli.

(foto: AI/Prefeitura)

Programação

Além da Praça da Santa, a Praça da Matriz recebe enfeites de Natal, com decoração de lâmpadas de LED nas árvores e na fonte. O espaço público receberá, de 9 a 23 de dezembro, as tradicionais cantatas natalinas do “Natal Musical” e a “Feira de Artesanato Capital da Música – Especial de Natal” – esta que se encerrará no dia 24 de dezembro, às 15h.

Conforme a prefeitura, “o Natal Musical trará ao público canções de celebração e esperança, com apresentações de diversos agrupamentos, coros, músicos e cantores de Tatuí e região”. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 9 de dezembro, uma quarta-feira, às 20h, com o Trio Bravo Electro.

No dia seguinte, 10, no mesmo horário, a apresentação será da Banda Marcatto, com o especial “Emoções de Natal”, produzido por Gabriel Vanin, por meio da Lei Aldir Blanc.

Nessa data, a atração será transmitida pelo perfil da secretaria municipal no Facebook.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, a apresentação será às 20h, com o especial “Natal com Seresta”, do grupo “Seresteiros com Ternura”, produzido por Fernando Oliveira, por meio da Lei Aldir Blanc. A secretaria municipal também transmitirá a apresentação pelo Facebook.

Na semana seguinte, segunda-feira, 14 de dezembro, às 20h, o Coral da Primeira Igreja Batista de Tatuí fará apresentação. Dois dias depois, 16, também às 20h, quem se apresenta é a Trupe Garagem e Cia., com o espetáculo teatral especial de Natal “Sacra Folia”.

Na quinta-feira, 17, às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e com produção de Jorge Rizek, haverá a tradicional “Cantata de Natal”, com a Camerata Les Ensembles – os ingressos são limitados.

Na sexta-feira,18, às 20h, a Praça da Matriz receberá a apresentação do Coral Jovem de Tatuí, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A programação será encerrada com as apresentações de: “Metais do Roque”, na segunda-feira, 21 de dezembro, às 20h; grupo “Combo do B”, com o regente Ricardo Ghiraldi, no dia seguinte, no mesmo horário; e grupo “Seresteiros com Ternura”, coordenado por Maria Inês Camargo, além do sorteio de prêmios da Campanha Natal Premiado, da ACE (Associação Comercial de Tatuí), na quarta-feira, 23 de dezembro, às 20h.

(foto: AI/Prefeitura)

Aos sábados de dezembro, sempre às 11h, no coreto da Praça da Matriz, acontecerão as apresentações do “Projeto Música na Praça Especial de Natal”: no dia 5, com o grupo “Os Boêmios”; no dia 12, a atração ainda será confirmada; e no dia 19, com o grupo “Os Seresteiros Alados de Tatuí”.

Tatuí ainda receberá a Caravana de Coca-Cola. Porém, para evitar eventuais aglomerações de pessoas, os organizadores não irão divulgar a data, o horário e o trajeto a ser percorrido.

“Eles não querem gerar aglomerações. Por conta disso, nós (secretaria municipal) ficaremos sabendo na véspera, para nos prepararmos para receber a caravana, com apoio da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Mobilidade Urbana”, finalizou Sinisgalli.

Publicidade