‘Novembro Azul’ leva centenas de homens até a Praça da Matriz





O mês de novembro trouxe um alerta para os homens com mais de 50 anos: a prevenção ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul busca, por meio de várias ações, conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

O “Dia D” da campanha aconteceu no sábado, 14, na Praça da Matriz, e reuniu centenas de homens em busca de informações sobre a doença. Foram realizados 132 testes rápidos de HIV e sífilis, além de 300 procedimentos de aferição de pressão e exame de glicemia.

Os homens que passaram pelo centro da cidade também receberam orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata, a necessidade da prática de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e higiene bucal.

A ação reuniu mais de 30 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros e equipe técnica.

De acordo com a coordenadora da atenção básica no município, Regina Tavares, o objetivo é conscientizar também os familiares para que estimulem o público masculino.

“Os homens ainda são mais resistentes quando o assunto é saúde. Ir ao médico continua sendo um tabu, mesmo para realização de consultas de rotina. O Outubro Rosa foi um sucesso e, agora, contamos com o apoio das mulheres para cuidar da saúde de seus pais e maridos”, finalizou.

Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde realizam atividades voltadas à saúde do homem, com palestras, dicas de alimentação, controle da hipertensão e diabetes.

Os pacientes com mais de 40 anos que realizam atendimento na rede municipal de saúde serão encaminhados para o teste de PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue que detecta problemas na próstata. Se o diagnóstico for positivo, o paciente já inicia o tratamento.

Campanha

Criada na Austrália em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, a campanha Novembro Azul visa conscientizar homens sobre a importância da prevenção a essa doença masculina, a segunda maior causa de morte entre os homens, com incidência maior na faixa etária acima de 65 anos.

O foco da campanha são os homens com mais de 50 anos e aqueles que estão em grupos de risco – com histórico familiar de câncer de próstata.