O Ministério da Saúde lançou, na semana passada, uma nova edição da Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente Contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e Meningite, cujo slogan é “Não perca a nova temporada de vacinação contra a meningite C e o HPV”.
Em todo o Brasil, dez milhões de jovens e adolescentes são esperados para se vacinarem contra a meningite C e o HPV.
“A novidade é para a vacina da meningite C, que o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária, que agora passa a ser de 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados, contra a doença, meninos e meninas de 12 a 13 anos”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde, Elis Diniz.
Já contra o HPV, deverão ser vacinados meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Para ficar protegido do HPV, são necessárias duas doses da vacina. A segunda dose deverá ser tomada seis meses após a primeira.
Elis destaca, ainda, que essas vacinas já fazem parte do calendário de rotina nas unidades básicas de saúde de Tatuí durante o ano todo.
“Agora, é uma campanha de mobilização, informativa e de esclarecimentos, cujo objetivo principal é alertar as pessoas sobre a necessidade da vacinação”, ressalta a assessoria de comunicação da Prefeitura.
Todas as UBSs, com exceção das unidades dos bairros rurais Americana e Enxovia, têm as vacinas contra a meningite C e o HPV disponíveis. Os interessados devem comparecer a uma das unidades com a carteira de vacinação e o cartão do SUS com cadastro eletrônico no município.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h, com exceção das unidades Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que funciona das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas no portal oficial da campanha (http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinahpv/).