Natal Encantado 2021 começa na 4ª-feira

Programação natalina será repleta de atividades em diversos espaços do município

110
“Pinheirão” será aceso durante a cerimônia de abertura do “Natal Encantado” (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

O tradicional “Natal Encantado” de Tatuí, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, começa na quarta-feira, 1º de dezembro, e segue até o dia 23 com diversas atrações.

De acordo com o gestor da pasta, Cassiano Sinisgalli, “mesmo com todas as dificuldades da pandemia da Covid-19 impostas neste ano, diversas ações para fomentar o fluxo turístico e o comércio local estão programadas para o período natalino na cidade, que é a ‘Capital da Música’, a ‘Cidade Ternura’ e a ‘Terra dos Doces Caseiros’, além de ser MIT (Município de Interesse Turístico) do estado de São Paulo”.

O “Natal Encantado”, com o acendimento do tradicional Pinheirão, a Casa do Papai Noel e o “Natal Musical”, são parte da programação já confirmada para as festividades deste final de ano.

Na Praça da Santa, a programação começa na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, às 19h, com a cerimônia de abertura do evento. No ato, será aceso o tradicional “Pinheirão”, com milhares de luzes, e acontecerá a chegada do Bom Velhinho na “Casa do Papai Noel”.

A Casa do Papai Noel ficará novamente na fachada do Centro Cultural. Lá, as crianças – e quem se interessar – poderão interagir com uma das figuras mais conhecidas do período natalino, além da Mamãe Noel. O casal natalino estará no espaço todas as noites, até o dia 23, das 21h às 22h.

Publicidade

“Neste ano, ainda não poderemos deixar a Casa aberta para visitação, pois as crianças ainda não estão incluídas no plano de vacinação contra a Covid-19, mas não queremos deixá-las sem essa magia que é o Papai Noel”, argumentou o secretário.

A cerimônia de abertura ainda deve contar com apresentação musical do Coro do Conservatório de Tatuí, na Praça da Santa.

Segundo o secretário, o “Show Pinheirão Musical: A Magia das Luzes”, que traz efeitos especiais, juntando músicas e luzes de forma sincronizada no Pinheirão, “que foi um sucesso da programação de 2020”, retornará neste ano, de 2 a 23 de dezembro, sempre das 19h às 22h.

Entre os dias 10 e 7 de dezembro, no Centro Cultural, será realizado o Bazar de Natal, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí). O horário de funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 22h; sábado, das 10h às 16h; e domingo, das 13h às 16h.

A programação deste ano também conta com o desfile da Caravana de Natal da Coca-Cola. Em 2021, da mesma forma que ocorreu no ano passado, a data e o trajeto da caravana não serão divulgados previamente, como medida sanitária de combate à Covid-19.

Sinisgalli conta que a “Fanfarra de Natal”, da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí), também será um diferencial deste ano. A ação musical percorrerá as ruas centrais, com a presença do Papai Noel e de músicos, nos dias 6, 9, 10, 15, 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, das 19h às 21h.

Na Praça da Matriz, a programação segue de 13 a 23 de dezembro, com o ‘‘Natal Musical’’, contando com apresentações de diversos agrupamentos, coros, músicos e cantores de Tatuí e região, além de sorteio de brindes todas as noites.

Segundo Sinisgalli, com o intuito de valorizar o título de Capital da Música, as cantatas natalinas deste ano começarão de uma forma diferenciada: às 20h do dia 13 de dezembro, na sacada da empresa One 7 – situada na esquina da rua Prudente de Moraes com a José Bonifácio -, com apresentação do Coral do Lar Donato Flores.

A cerimônia oficial de abertura do “Natal Encantado” será no dia 14, às 20h, na Praça da Matriz, com o Trio Bravo Electro, parte da programação do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

No dia seguinte, 15, também às 20h, quem se apresentará é o Ministério de Louvor, da 1ª Igreja Batista. Na quinta-feira, 16, às 20h, será a vez da “Oficina de Ballet”, do Departamento de Esporte da prefeitura de Tatuí.

No dia 17, sexta-feira, às 20h, subirá ao palco a banda Marcatto. No sábado, 18, as apresentações começarão mais cedo: às 11h, com show do “Duo Bem Casado”, e às 20h30, do Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No domingo, 19, às 20h, quem se apresentará é a banda Natal Real, grupo musical da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A programação segue na segunda-feira, 20, às 20h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, com o VIII Concerto de Natal, apresentado pela Camerata Les Ensembles, com produção de Jorge Rizek.

Para finalizar a semana de Natal, a Praça da Matriz recebe na terça-feira, 21, às 20h, mais uma apresentação do Coral do Lar Donato Flores; na quarta-feira, 22, às 20h, a Corporação Musical “Carlos Gomes”, de Cesário Lange; e na quinta-feira, 23, às 20h, o Grupo Seresteiros com Ternura.

O secretário ainda destaca que, de 9 a 24 de dezembro, das 10h às 22h, também na Praça da Matriz, haverá a Feira de Artesanato “Capital da Música – Especial de Natal”, oferecendo peças de materiais diversos.

“Colocamos a programação da Praça da Matriz às 20h e a da Santa, a partir das 21 Assim, quem quiser pode prestigiar todas as apresentações e fazer um rolê natalino completo”, argumenta Sinisgalli.

Para o secretário, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas de isolamento, a expectativa para este ano é haver mais visitantes nas praças da Matriz e da Santa durante a programação de Natal.

“No ano passado, mesmo com restrição, mais de 35 mil pessoas circularam pelos eventos. Neste ano, a gente acredita que o público será bem maior. Será uma nova realidade. Vamos continuar seguindo os protocolos, mas acredito que a população já se sente mais segura para sair de casa”, afirmou o secretário.

Sinisgalli ainda disse acreditar que, neste ano, a programação será “um momento de paz” para as pessoas que tiveram perdas na família devido à pandemia. “Acho que este é o momento de aproveitar a magia, a alegria e a esperança que o Natal nos traz”, concluiu.

Publicidade