O novo portal de notícias do jornal O Progresso de Tatuí, “O Progresso Digital”, já entrou no ar, apresentando-se todo remodelado desde o dia 7 deste mês. O endereço eletrônico www.oprogressodetatui.com.br possui diversas novidades, entre as quais, o formato próprio para tablets e celulares.
A novidade antecipava expectativa muito positiva, considerando-se que, na atualidade, a internet já é mais acessada pelos equipamentos móveis que pelos computadores convencionais. Contudo, as impressões dos leitores acabaram sendo ainda mais significativas.
As impressões dos leitores, manifestas especialmente pelo próprio site, evidenciaram que as mudanças, de fato, corresponderam às exigências dos consumidores de notícias on-line, cuja principal característica é a busca pela facilidade de acesso às informações.
A princípio, o jornal observa – e valoriza – exatamente essas impressões, vez que o número de acessos ao portal já era bastante considerável, mesmo antes da mudança.
Para se ter noção, somente no mês de abril – marcado por tantos feriados e consequentes prejuízos e procrastinações -, “O Progresso Digital” chegou a atingir a marca de 49.183 visualizações. Reiterando: isto, que é muito para uma cidade com cerca de 120 mil habitantes, anteriormente a ser adequado para celulares.
Agora, quem acessa o portal nota mais que diferenças visíveis no “layout” das páginas: tem acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia.
A remodelação esteve – e continua em seu projeto – a cargo da InDigital Sites e Webmarketing. O trabalho começou a ser realizado em junho do ano passado e ainda terá novidades em breve, reservadas ao espaço de serviços.
“A proposta é, justamente, a interação com o usuário, principalmente no que diz respeito à ferramenta de mobilidade”, explica Antonio de Oliveira Júnior, proprietário da InDigital. Conforme ele, uma das diferenças mais significativas em relação ao site atual está nesse aspecto.
Exatamente com o propósito de facilitar a leitura em tablets e celulares é que o jornal deu início ao projeto de reformulação no ano passado.
A partir dele, descartou-se a opção da plataforma por meio de aplicativos, que necessitam ser “baixados” nos dispositivos, tomando-lhes memória. Deu-se preferência ao chamado sistema “responsivo”, no qual o site se adapta ao tamanho da tela dos aparelhos móveis.
Também denominada de “mobile friendly” (ou “amigável” a dispositivos móveis), a nova estrutura do portal permite melhor leitura para os usuários. As fotografias e os textos contidos nas notícias são redimensionados, automaticamente, para o tamanho da tela dos dispositivos.
“A estrutura é totalmente diferente da anterior. O novo portal usa, por trás dele, no ‘back-end’, o que há de mais avançado em termos de linguagem de programação”, ressalta Júnior.
As adaptações incluem a presença de programações em três diferentes linguagens: PHP (um acrônimo para pré-processador de hipertexto), XML (marcação extensiva voltada para criação de documentos hierarquizados) e HTML5 (quinta versão da linguagem de estruturação e apresentação da internet).
“O portal é expansível, e nunca mais vai estar desatualizado. Estará sempre acompanhando as tendências da web”, acrescenta Júnior. Com este objetivo, o monitoramento do portal é contínuo, como também a migração dos conteúdos que já faziam parte do banco de dados mantido na “web”.
Por esse sistema, todas as notícias, imagens e seções existentes no site anterior estão sendo disponibilizadas no novo modelo. As exceções são os classificados – ainda, mas que também serão adaptados brevemente – e a área do “paywall” (para assinaturas digitais).
“A integração vai ser gradativa e é uma das etapas mais demoradas”, informa o proprietário da InDigital. A título de exemplo, Júnior lembra que a transposição das notícias representou a etapa que mais consumiu tempo.
Outra novidade do novo portal é que ele já está preparado, inclusive, para a postagem de conteúdos multimídias. “Acomodará tanto áudios quanto vídeos”, informa Júnior.
A equipe de jornalismo, no momento, prepara-se para fazer uso das novas ferramentas, que permitirão mais dinamismo das postagens. O portal pode ser alimentado em tempo real, pelos repórteres do bissemanário, a partir de dispositivos móveis com acesso à internet.
“O sistema permitirá breves textos com fotos em flagrantes imediatos”, acentua Junior.
A “estreia” de O Progresso na internet aconteceu em fevereiro de 2001, quando começou a disponibilizar as principais notícias das duas edições semanais, mais as colunas sociais.
Depois, o jornal ampliou o conteúdo do site, inserindo os anúncios classificados de imóveis, veículos, serviços e negócios (com a inclusão de imagens – serviço oferecido gratuitamente para quem faz anúncio no jornal impresso). Agregou, também, demais informações, com as seções “assinaturas”, “arquivo”, “expediente” e “institucional”.
Em 2005, O Progresso promoveu a primeira remodelação do site, com um novo projeto gráfico, novos conteúdos e a enquete virtual, mantida até os dias atuais.
Por sua vez, em 2013, ocorreu outra mudança no site, que ganhou a possibilidade, entre outras novidades, de anúncios classificados efetivados on-line. Também houve alteração na política de acessos, permitida até certo número de maneira geral e, a partir de então, somente para assinantes, em todo o conteúdo.
A atual já é a quarta versão do portal, denominado “O Progresso Digital”, com foco principal nos equipamentos “mobile”.
Por sua vez, como tem acentuado, O Progresso entende que a inovação digital não implica em conflito com o impresso. Pelo contrário, soma-se a ele, permitindo a ampliação do público leitor, o qual, afinal, busca notícias de credibilidade, em qualquer plataforma.
E este compromisso atemporal, no papel ou em digital, é que garante a sobrevivência do jornalismo, tal como a continuidade “do progresso”.