Zoonoses inicia vacinação de cães e gatos na zona urbana





Desde a segunda-feira, 18, o Setor de Zoonoses realiza campanha de vacinação contra a raiva animal na zona urbana. A aplicação das vacinas vai até o dia 28 deste mês e está sendo feita por uma equipe volante que fará visita, casa a casa, para imunizar cães e gatos. Serão percorridos nove bairros.

Para receber a vacina, a Prefeitura informa que os animais devem ter mais de três meses, estar em perfeito estado de saúde e sem consumir antibióticos ou anti-inflamatórios. Os cães devem obrigatoriamente usar coleiras e guias. Animais considerados bravos e agressivos terão que usar focinheiras.

Já os gatos devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte ou gaiolas bem seguras. Somente maiores de 18 anos poderão se responsabilizar pelos animais vacinados.

De acordo com o coordenador do setor, Samuel Gimenez, a ação é preventiva. A raiva é uma doença que pode ser letal. “A imunização anual é a maneira mais eficaz de combater essa doença que traz prejuízos aos animais e também às pessoas. As vacinas são de qualidade e gratuitas”, disse em nota.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, Tatuí tem 24 mil cães e 5.500 gatos. A meta é vacinar 80% desse total. Na zona rural, a meta da campanha é alcançar 32 bairros. Destes, oito já foram visitados e 2.000 animais vacinados.

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal, quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

Cronograma

Até o dia 21, a equipe realiza visitas casa a casa das 8h às 16h nos bairros: Jardim América, São Conrado, Jardim Bela Vista e Colina Verde. No dia 23, estará com um ponto fixo de vacinação no campo de bocha do Condomínio Colina das Estrelas, das 8h às 16h.

No mesmo dia, outra equipe estará no Condomínio São Marcos, procedendo com as vacinações em cada casa. Nos dia 25 e 26 será a vez do Jardim Gonzaga e Jardins de Tatuí. Nos dias 27 e 28, a imunização chega ao Residencial Astória.

Os demais bairros urbanos receberão o mesmo formato da campanha realizada em 2015, com estandes fixos para vacinar os animais a partir do mês que vem.