Sinfônica terá solos de marimba em concerto neste sábado no Procópio Ferreira





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Robson Moraes, o ‘Bob’, é solista convidado da Banda Sinfônica na noite deste sábado

 

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta novo concerto neste sábado, 26. Sob regência de Dario Sotelo, a apresentação terá início às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

No segundo concerto do semestre, o grupo segue com a proposta de mesclar compositores clássicos a contemporâneos. O programa inclui obras de James Barnes (“Golden Festival Overture”), Richard Strauss (“As Travessuras de Till – Poema Sinfônico”, com transcrição de Mark Hindsley) e Martin Ellerby (“Sinfonia para Sopros”). Obra destaque da noite será o “Concerto para Marimba e Banda”, de Alfred Reed, em três movimentos.

A apresentação terá como solista o percussionista Robson Moraes (marimba). Conhecido no meio artístico como “Bob”, ele é formado em percussão sinfônica pelo Conservatório de Tatuí em 2000, sob orientação do professor Eduardo Gianesella. Durante o curso, ele participou de vários grupos pedagógicos e semiprofissionais da escola.

Atuou como percussionista do Grupo Percussionista de Câmara de 1994 a 2004, tendo participado da gravação do primeiro CD do grupo como solista em duas faixas, sob regência de Luis Marcos Caldana. Participou de aulas com percussionistas mundialmente conceituados, tais como: John Beck, Gilmar Goulart, Bill Molenhof, Ney Rosauro, Pascoal Meireles, Kiko Freitas, Edu Leando, Marcio Bahia, Vic Firth, entre outros.

Em 1996, passou a integrar o naipe de percussão da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual participou das gravações de seis CDs e um DVD sob regência de Dario Sotelo. Com o mesmo grupo pedagógico-artístico, teve a oportunidade de se apresentar junto a músicos e maestros convidados. Entre eles: Leila Pinheiro, Laszlo Marozi, Fred Mills, Dale Underwood, Arnald Gabriel e Morais Moreira.

De 2003 a 2007, ministrou aulas no projeto “Pró-Bandas”, do governo de São Paulo, em vários municípios do interior do Estado. Durante a visita do Papa Bento 16 ao Brasil (maio, 2007), foi um dos músicos convidados a integrar a banda que se apresentou na celebração ecumênica na cidade de São Paulo.

Atualmente, é percussionista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e ministra aulas de bateria e percussão na Escola de Música Romário Antonio Barbosa (Porto Feliz).

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é formada por alunos e professores do Conservatório de Tatuí, além de músicos convidados. É regida por Dario Sotelo.

Fundada em 1992, surgiu a partir de um processo de semiprofissionalização de grupo, dentro da instituição. Até 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes.

Primando por repertório eclé-tico, o grupo conta com vida fonográfica ativa. O primeiro CD foi gravado em 1995, denominado “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de documentação de diversos gêneros. Já em 1997, gravou “Pró Banda – Compositores Brasileiros”.

No ano 2000, gravou o CD “Arranjadores Brasileiros”. Em 2001, foram gravados dois CDs de demonstração para a editora holandesa “Gobelin”. Já em 2002, efetuou a gravação do CD “Retratos”, enquanto que em 2003 gravou “Pró Banda” e um novo CD “demo”, desta vez para uma editora japonesa.

Também foram gravados “Do Coração e da Alma – Obras de Hudson Nogueira” (2004) e “15 Anos” (2006). Em 2007, a banda gravou o DVD “15 Anos”, que traz documentário sobre o grupo, além de repertório que inclui Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de Abreu. Em 2012, lançou o álbum “20 Anos”, com obras de Osvaldo Larcerda, Edmundo Villani-Côrtes, Martin Ellerby e Anacleto de Medeiros.

O grupo atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. O repertório de trabalho conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo.

Dentre essas, há 98 estreias brasileiras de repertório internacional que, atualmente, são referências mundiais. Ao longo de seu funcionamento, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebeu dezenas de regentes reconhecidos na cena musical como convidados especiais.

Ao longo dos últimos anos, ela tem realizado ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música clássica.

X