Saúde aponta crescimento de ­no de transporte de pacientes





Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 57.754 pacientes utilizaram o transporte intermunicipal no ano passado. Em nota enviada à imprensa, a pasta enfatizou que houve recorde no transporte para realização de consultas médicas, exames, cirurgias e tratamento hospitalar em outras cidades.

Segundo a secretaria, o total de transporte realizado em 2014 é quase 12% maior em relação a 2012, quando a secretaria contabilizou 50.837 viagens. Já em comparação ao ano retrasado, com 48 mil viagens, o número aumentou 16,89%.

Em nota, a Prefeitura informou que os pacientes são atendidos em mais de 30 municípios. Os que recebem maior fluxo, são: Sorocaba, São Paulo, Botucatu, Campinas, Itapetininga, Itu, Jaú e Barretos. Entre os atendimentos, o transporte serviu a pessoas que dependem de tratamento especializado, como o tratamento contra o câncer por quimioterapia em Curitiba.

Via assessoria, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que anteriormente “todas as viagens eram agendadas com saída para o período da manhã”. Manu afirmou que os pacientes que eram atendidos no período da tarde ou mesmo logo após o almoço e que eles “tinham que ficar o dia inteiro esperando”. “Agora, esperam menos, têm mais conforto e comodidade”, falou.

Conforme o diretor da frota da Saúde, João Carlos Costa, o Tico, o número de pessoas que utilizam o serviço “vem aumentando consideravelmente, com média de 2.000 a mais por ano”.

“Os dados falam por si. São prova do bom trabalho dos nossos motoristas e da equipe da Central de Vagas que está empenhada em acelerar os agendamentos dos pacientes do município que dependem de tratamento em outros locais”, disse.

Além do total de viagens, a Prefeitura informou a destinação de R$ 1,5 milhão em 2014 para custeio e manutenção da frota. A previsão para verba neste ano é de R$ 1,9 milhão.

A frota para transportes de pacientes conta com 31 veículos, sendo oito ambulâncias, 14 “vans”, dois micro-ônibus, cinco Volkswagen Kombis e dois Fiat Unos.

Conforme a Prefeitura, ela ainda gere o sistema de veículos da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), Assistência Farmacêutica, Zoonoses e PSF (Programa de Saúde da Família).

Para fazer reservas e programações de viagem é preciso apresentar a guia médica, comprovante de endereço e o RG, no prédio da frota localizada na rua Alberto dos Santos, 331, na vila Dr. Laurindo. Os pacientes devem procurar a frota com pelo menos 20 dias de antecedência, para o agendamento da viagem.

O horário de agendamento para o transporte de pacientes é das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira. Outras informações são obtidas pelo telefone 3251-7377.