Samu realiza entrega de diplomas a estudantes de projeto ‘infantil’

Quase 60 crianças da vila Angélica, Jardins de Tatuí e Jardim Gonzaga participaram de projeto local (foto: AI Prefeitura)

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou na sexta-feira, 14, a formatura da primeira turma do projeto Amigos do Samu Kids. O evento aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Eunice Pereira de Camargo” e contou com apoio da Justiça Restaurativa e do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Norte.

Segundo a Prefeitura, 59 crianças, com idades entre 7 a 12 anos, moradoras da vila Angélica, Jardins de Tatuí e Jardim Gonzaga, receberam certificados de conclusão do projeto.

As aulas foram realizadas em uma semana, que contou com atividades de conscientização em relação à necessidade de acionamento do serviço de emergência e do risco de trotes, além de atendimento de primeiros socorros.

As crianças também tiveram orientação sobre o exercício de cidadania, respeito às regras de trânsito, prevenção a acidentes domésticos e sobre uso e abuso de álcool e drogas. O projeto contou com 13 instrutores do Samu e oito monitores voluntários.

Na formatura, as crianças do projeto apresentaram quatro simulados sobre o que aprenderam nas aulas, como atendimento em momentos de crise convulsiva, manobra de desengasgo de bebê, atendimento de vítima de trauma atropelada e socorro em casos de parada cardiorrespiratória no adulto.

Até sexta-feira, 21, será ministrada a versão para adolescentes do projeto, batizada de Amigos do Samu Teen. As aulas acontecem em parceria entre as secretarias municipal e estadual de Educação e são dirigidas a jovens com idade entre 12 e 16 anos.

Os adolescentes que se destacarem durante as aulas do projeto irão acompanhar os profissionais do Samu durante a Feira de Saúde, que ocorrerá em Tatuí no dia 18 de agosto, e irão ensinar a população a prestar os primeiros socorros.

Os dois projetos contam com a participação de diversas instituições, entre elas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além do apoio de empresários e comerciantes locais.