Raymundo Farias de Oliveira lança obra com odes premiadas





Momentos da “vida vivida, sentida e observada” integram a 15ª obra lançada pelo escritor Raymundo Farias de Oliveira. O autor assina o livro “A Rua da Minha Meninice”, publicado pela RG Editores e que traz uma coletânea de 101 poemas.

Dois deles – “A Menina” e “Poemas da Madrugada” – tiveram notoriedade. O primeiro, por classificação (recebendo nota 7,8) na categoria “destaque” no XVII Concurso Nacional de Poesias. O evento aconteceu em 1986, realizado pela “Revista Brasília” (circulação nacional), na capital federal.

A segunda poesia recebeu menção honrosa do Pen Clube de São Paulo, em 1983, no gênero poesia, e o “Prêmio José Ermírio de Moraes”, em 31 de maio de 1984, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. (Masp).

O livro tem prefácio assinado por Caio Porfírio Carneiro, escritor especializado em contos. Ele atuou como professor na Universidade Federal do Ceará, Estado no qual nasceu o autor da obra. Oliveira é natural de Missão Velha e mudou-se com a família para o interior paulista, onde passou a infância.

Fez o curso primário em Caiuá, então distrito de Presidente Venceslau. Cursou o ginasial em Presidente Prudente; contabilidade, na capital paulista; e ciências jurídicas e sociais, na Instituição Toledo de Ensino, em Bauru. É procurador do Estado aposentado e, atualmente, reside na cidade de São Paulo.

Ao longo da carreira profissional, escreveu para jornais da capital e do interior. Por vários anos, integrou a equipe de articulistas do jornal O Progresso.

Também colaborou com revistas, como: “O Momento” (Presidente Prudente – SP), “Itaytera” (Crato – CE), “Repertório Lationamericano”, (Buenos Aires – Argentina), “Literatura Brasileira” (São Paulo – SP), “Cadernos do Tâmega” e “Suplemento das Artes e Letras”, do jornal “Primeiro de Janeiro”, da cidade de Porto (Portugal).

É membro de várias instituições culturais na capital paulista e no interior e detentor de títulos de cidadania honorária de Presidente Venceslau, Porangaba e Tatuí.

“A Rua da Minha Meninice” é o 15º livro publicado pelo autor, que, ao longo dos anos, tem transitado pelos gêneros crônica, ensaios, poesia, romance e novela.