Parque Ecológico Municipal ‘M. Tuca’ reabre ao público

Executivo disponibilizará ônibus gratuito na manhã de sábado, 29

Neste sábado, 29, a Prefeitura reabre o Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca” ao público. O evento que marcará a nova fase de funcionamento terá oito horas de duração, atividades diversificadas e presença de autoridades, como a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

O cerimonial de abertura começará às 10h, com apresentação do coral do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, seguido da Banda da Associação Cultural Pró-Arte.

Das 11h às 15h serão realizados festivais de vôlei, partidas de futebol society (masculino e feminino) e atividades esportivas relacionadas a caratê. Outras atrações serão a apresentação do canil da Guarda Civil Municipal, às 11h30, e apresentações musicais, a partir das 14h.

Profissionais do Dema (Departamento Municipal de Meio Ambiente) farão distribuição de mudas de plantas, com plantios a cargo de um grupo de escoteiros e alunos do curso técnico de meio ambiente da Etec “Sales Gomes”.

Para a reabertura, a Prefeitura instalará praça de alimentação com produtos alimentícios preparados por alunos dos cursos do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).

O Executivo também disponibilizará ônibus gratuitos para quem quiser acompanhar as atividades. Os coletivos partirão do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, das 9h às 11h, com retornos em dois horários: o primeiro às 15h e o segundo, às 16h.

O “Maria Tuca” está localizado na estrada dos Fragas, com acesso pelo quilômetro 117,8 da rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127). A partir deste mês, ele ficará aberto à população aos finais de semana, com entrada gratuita.

Durante a semana, ele continua a ser utilizado pelo projeto Envelhecer com Qualidade de Vida e pelos alunos da rede municipal de ensino, para a realização de projetos ecológicos.

O local, com 257 mil metros quadrados, tem lago, trilha ecológica, campo de futebol, quadras de areia e espaço para diversas atividades, incluindo a caminhada.

Neste primeiro momento, as piscinas naturais não serão liberadas ao uso da população. A ideia é abri-las para o próximo verão, depois de reformas.

Durante todo o mês de abril, equipes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente e Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude trabalharam para preparar o espaço de modo a atender ao público. O trabalho também contou com apoio de voluntários do projeto “Abrace Tatuí”.