‘Os Seresteiros’ e praça são revitalizados

Monumentos de músicos e espaço de alimentação começaram a receber reformas

1448
“Os Seresteiros”, composto pelas últimas esculturas a serem restauradas (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

A prefeitura, por meio das secretarias municipais do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da de Obras e Infraestrutura, iniciou novas obras de revitalização no município. As reformas ocorrem no monumento “Os Seresteiros”, instalado na praça Manoel Guedes, a Praça do Museu, e na Praça de Alimentação, situada na esquina das ruas Santa Cruz com José Bonifácio, em frente à praça Martinho Guedes, a Praça da Santa.

Nesta semana, o monumento “Os Seresteiros” foi retirado da Praça do Museu para passar por restauração. A obra faz parte de um projeto de revitalização de espaços públicos e atrativos culturais.

O projeto, iniciado em outubro de 2017, pretende restaurar as 11 esculturas instaladas em homenagem a músicos da cidade. O responsável pelo trabalho de restauro é o artista plástico Cláudio Camargo, que também elaborou e esculpiu as obras.

Instalado em 13 de dezembro de 2013, “Os Seresteiros” é composto por sete personalidades que fomentaram o gênero seresta na Capital da Música: Noel Rudi, Zé Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins e Raul Martins, além do ex-prefeito e poeta Paulo Ribeiro.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, “foi Paulo Ribeiro que, por meio de uma noite de seresta, no ano de 1967, em uma roda de amigos que executavam músicas do cancioneiro popular, teve o sentimento de transformar Tatuí na Capital da Música, o que se tornou lei estadual em 2007”.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Até o momento, já foram restaurados no município quatro monumentos. O primeiro foi “O Maestro”, situado na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo. A obra deu início ao processo por ter sido a primeira a ser instalada, no ano de 2008.

A reinstalação do primeiro trabalho concluído aconteceu no dia 22 de novembro de 2017, data que marca as comemorações do Dia do Músico.

Na sequência, o monumento em homenagem a Bimbo Azevedo passou pelo procedimento. A reinstalação ocorreu no dia 24 de março do ano passado, na Praça da Matriz, em frente à casa em que viveu o músico.

No mesmo mês, a escultura em homenagem a João Batista Del Fiol foi retirada. Localizado na Praça da Matriz, em frente à rua 11 de Agosto, o monumento teve a reinstalação no dia 5 de junho de 2018, após restaurado.

Na mesma semana, foi retirada a última escultura individual, que homenageia Nacif Farah, situada na praça Paulo Setúbal, em frente à escola “Barão de Suruí”. O monumento teve o retorno ao local de origem no dia 16 de agosto do ano passado.

De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, as esculturas de “Os Seresteiros” foram deixadas para a última etapa da restauração porque requeriam estratégias para o procedimento.

Na época, Sinisgalli afirmou que teria sido cogitada a formação de uma estrutura para que o artista plástico trabalhasse no local, o que descartaria a retirada e encaminhamento das esculturas ao ateliê do profissional.

Reparos na Praça de Alimentação começaram na quarta-feira (foto: AI Prefeitura)

Os recursos para os restauros são provenientes da família Setúbal, que colabora com a “Semana Paulo Setúbal”, tradicionalmente realizada para lembrar e homenagear o escritor tatuiano, além de resgatar os patrimônios da cultura local.

Conforme o secretário municipal, a ideia inicial era restaurar “Os Seresteiros”, mas, depois do recebimento da doação, houve algumas adaptações para economizar o recurso.

“Com o auxílio de Camargo, foi possível combinar um valor que viabilizasse a inclusão das outras quatro figuras individuais no projeto”, explicou o secretário.

Segundo Sinisgalli, uma das mudanças que ajudaram na economia do recurso disponibilizado esteve na organização da “Semana Paulo Setúbal”. Nas edições anteriores, uma empresa terceirizada era responsável pelo evento, mas, desde o ano passado, a ação passou a ser coordenada por uma equipe de profissionais da prefeitura, ligada à área de cultura.

“Só com isso, já conseguimos economizar bastante para podermos investir na restauração dos monumentos”, afirmou.

Apesar de “Os Seresteiros” ter sido, até o momento, apenas retirado da praça do museu, Sinisgalli ressalta que a obra de revitalização fecha o ciclo proposto pelo projeto.

Segundo o secretário, “no mês de agosto ou de setembro, as restaurações devem ser finalizadas e uma grande inauguração desses monumentos deve ser feita para valorizar o bem cultural de Tatuí, a música”.

Ele assegura que o projeto é da prefeita Maria José Vieira de Camargo e que, além dos familiares dos músicos homenageados, todos os monumentos reformados serão, turisticamente, muito importantes para a cidade.

“Isso mostra que a atual gestão valoriza a história e a cultura da cidade. Ainda indica, para as famílias, o respeito que temos por eles e por quem foi homenageado”, declarou.

Simultaneamente, a prefeitura iniciou, na quarta-feira, 16, em parceria com os permissionários dos boxes, a revitalização da Praça de Alimentação.

Inaugurado em 20 de agosto de 2010, os serviços incluem pintura, reparos nas portas dos banheiros e na iluminação, entre outros itens de infraestrutura.

Após reuniões no Centro Cultural, em dezembro, entre Sinisgalli e os permissionários do local, foi definida a parceira para agilizar a revitalização da praça.

“Com parcerias como esta, entre a Prefeitura e a população, vamos reconstruindo a nossa cidade”, concluiu Sinisgalli.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova