Museu realiza projeto junino com oito músicos tatuianos 

“#TatuíDaFestaDoBemfica” acontece de 3 a 20 de junho

239
Projeto Junino será musical através de produção do Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizará a partir desta quarta-feira, 3, o projeto junino #TatuíDaFestaDoBemfica. A ação é desenvolvida pelo grupo educativo da entidade com o objetivo de apresentar a história do festejo, por meio de músicos locais.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, o projeto também é virtual e acontecerá por meio de canal no YouTube. Oito músicos tatuianos foram convidados para participar da iniciativa.

Cada artista ficou responsável pela produção de um vídeo, de até oito minutos de duração, representando, por meio de uma ou duas músicas, “a importância da tradição junina em sua história, podendo haver relatos próprios ou de amigos”.

“Os músicos convidados poderão comentar sobre pontos de vista a respeito dos festejos juninos, e as músicas podem ser executadas de forma instrumental ou instrumental e voz. O formato ficou a critério da criação artística de cada um”, comentou Vianna.

A estreia será com o maestro Cláudio Casarini, nesta quarta-feira, 3. Na sexta-feira, 5, o vídeo é por conta da cantora Maria Inês Camargo, e no domingo, 7, tem Pedro Paulo e os Seresteiros Alados. Os outros artistas ainda não foram divulgados.

Publicidade

Os vídeos serão postados, a cada dois dias, sempre às 10h, e estão agendadas para ocorrer até o dia 20 de junho. O conteúdo pode ser acessado pela plataforma no https://www.youtube.com/channel/UCY0PhNOaU7bJ6Tw_zaIfEFg.

“Em junho, o MHPS realiza, anualmente, o Arraiá no Museu, com os Seresteiros com Ternura. Neste ano, com o intuito de salvaguardar os festejos juninos em tempos de Covid-19, a mudança do projeto educativo se torna importante para que esta expressão cultural seja mantida, mesmo que virtualmente”, concluiu o diretor.

Publicidade