Motoristas começam a utilizar as vagas de ‘validade’ de 30 min

 

O DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) implantou, nesta semana, 30 vagas de estacionamento de curta duração. A novidade foi revelada pelo diretor do órgão, José Roberto Xavier da Silva, a O Progresso na semana passada.

As vagas estão dispostas em três quarteirões da região central. Elas ficam na rua Prudente de Moraes, entre a 7 de Abril e a 13 de Maio, e na Coronel Aureliano de Camargo, entre as ruas 15 de Novembro e Prudente de Moraes.

O estacionamento de curta duração pode ser utilizado por motoristas pelo tempo máximo de 30 minutos. O funcionamento é das 8h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados.

Segundo o DMMU, os locais foram escolhidos em consenso entre o departamento e a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí).

O diretor salientou que as vagas de curta duração estão previstas em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e já foram aplicadas em cidades como São Paulo e Itu.

“O objetivo é beneficiar as regiões que demandam alta rotatividade, os comerciantes e os motoristas que vão até o centro da cidade para pagar contas e fazer compras rápidas”, afirmou.

De acordo com Xavier, em um primeiro momento, será feita a conscientização da população, com orientação sobre as vagas disponíveis, a necessidade de deixar o pisca-alerta ligado e de ser apenas por 30 minutos.

Após esse período educativo, quem não cumprir as determinações ficará sujeito a multa de R$ 195,23 e infração grave de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A medida deve beneficiar cerca de 660 motoristas diariamente. Motocicletas estão proibidas de utilizarem os locais delimitados.