Morteiro é encontrado dentro de casa no Jardim Santa Rita





GCM

Morteiro localizado em cumprimento de mandado estava em garagem

 

A Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal localizaram um morteiro em uma residência no Jardim Santa Rita de Cássia. Guardado na garagem da propriedade, o explosivo estava sem pólvora e seria utilizado como “enfeite” pelo morador do local.

A localização aconteceu por conta de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Conforme o documento expedido pela 2ª Vara Criminal da comarca, a Justiça determinou a apreensão de uma arma de fogo e uma motocicleta que estariam na propriedade. Elas seriam utilizadas, possivelmente, para tráfico de drogas.

Os agentes que participaram do cumprimento chegaram até a propriedade às 9h15. No local, foram recebidos pelo aposentado Moyses Mendonça Lima, 66.

Depois de permitir a entrada de um investigador e de um guarda civil municipal, ele recebeu voz de prisão, sendo autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ou porte irregular de arma de fogo de uso restrito.

Segundo registro de ocorrência, os agentes localizaram o morteiro e uma garrucha calibre 32, sem marca e numeração, quando vistoriavam a garagem da residência. O explosivo e o armamento estavam em cima de uma geladeira.

A GCM informou que houve recolhimento de um veículo que apresentou números do chassis e do motor ilegíveis e que o morteiro é de uso exclusivo do Exército. Lima acabou detido com base no Estatuto do Desarmamento (lei 10.826, de 2003), permanecendo à disposição da Justiça.

Também conforme a corporação, o aposentado deve continuar detido uma vez que o crime é inafiançável. Durante o cumprimento do mandado, ele teria dito aos agentes que o explosivo e a arma seriam utilizadas como enfeites.