Monumentos dedicados a músicos serão restaurados

Cláudio Camargo inaugurou primeiro monumento em Tatuí no ano de 2008 ( foto: AI Prefeitura)

A Prefeitura divulgou, nesta semana, que os monumentos que “remetem os tatuianos à sua identidade musical” serão reformados. O trabalho de revitalização de 11 estátuas de músicos locais estará a cargo do artista plástico Cláudio Camargo. Ele havia sido contratado para a confecção das estátuas.

O projeto de recuperação foi tema de visita feita por Camargo à prefeita Maria José Vieira de Camargo, no dia 22 de setembro. De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o dinheiro para o trabalho veio da família Setúbal.

Serão revitalizadas, as estátuas de: Paulinho Ribeiro, Noel Rudi, João do Irineu, Ditinho Rolim, José Fiuza, Osmil Martins e Raul Martins – (praça Manoel Guedes), o Maestro (avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo), Bimbo Azevedo e João Del Fiol (Praça da Matriz) e Nacif Farah (praça Paulo Setúbal).

Além de Maria José, Camargo discutiu os detalhes do trabalho com o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, e com o chefe de gabinete da Prefeitura, Christian Pereira de Camargo.

O primeiro trabalho de Camargo em Tatuí – no campo dos monumentos – foi a obra “O Maestro”, instalada no início da avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, quase em frente ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. A obra foi inaugurada no ano de 2008, na gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.

Esta será a primeira restauração, dentro do cronograma de trabalho, a ser realizada pelo artista plástico. A revitalização de todos os monumentos deve durar cerca de um ano.

Por meio de nota enviada à imprensa, Camargo explicou que as obras serão restauradas com material de alta durabilidade, resistência e robustez, para evitar ações de vandalismo e preservar, durante um longo tempo, os monumentos.

Os trabalhos do artista plástico podem ainda ser apreciados em cidades da região. O artista esculpiu um monge de mais de dois metros de altura, ligado à história religiosa de Capela do Alto.

Em Itapetininga, ele criou a imagem de Anésia Pinheiro Machado, a primeira aviadora do Brasil, nascida naquela cidade e, também de Teddy Vieira, músico e compositor, autor de mais de 300 músicas caipiras.

No geral, o tatuiano tem 29 obras concluídas, incluindo peças em Goiás e Minas Gerais.