Liderança

455
Publicidade





Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder! (Abraham Lincoln)

Liderança
O verdadeiro líder é aquele que sabe servir!

Para escrever sobre liderança, vou me basear no Livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter, por achá-lo muito bom nessa área, e o que é bom e útil deve ser passado para a frente.

Um bom líder deve ter habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com vontade visando atingir os objetivos para o bem comum do grupo. Pessoas a gente lidera, coisas a gente gerencia.

Publicidade

A necessidade de poder do ser humano é muito grande, mas há diferença entre poder e autoridade: no poder você coage o outro através da força ou medo para realizar a sua vontade mesmo que ele não concorde, na autoridade você convence a pessoa a fazer com vontade e prazer as coisas através do seu carisma e respeito.

Segundo o autor devemos concretizar nossos objetivos através das tarefas e dos relacionamentos, aplicando a teoria na prática.

Devemos ser flexíveis nos nossos objetivos, caso contrário não superaremos os obstáculos. As mudanças e melhorias são constantes, muitas vezes os obstáculos são sugestões e repostas para nossas metas.

Precisamos saber distinguir a diferença entre vontades e necessidades. Nem sempre o que queremos é o que precisamos.

Para liderar precisa de um modelo como: – Liderar com autoridade, a serviço do outro até o sacrifício, porém, com amor e vontade. Liderar é um ato de amor ágape, isto é, com caridade, compreensão e solidariedade.

No entanto para ser um verdadeiro líder com amor é preciso ter algumas características como: – Ter paciência com os liderados, tendo autocontrole perante as situações de adversidade.

Ter bondade, um bom líder dá atenção, valoriza elogia em público e orienta em particular, age com sabedoria.

Ser humilde, sendo autêntico, dizendo a verdade sem arrogância ou sendo vaidoso e orgulhoso. Tratar os outros com respeito, como gostaria de ser tratado.

O bom líder deve ser um abnegado, não sendo egoísta, satisfazendo as necessidades dos liderados.

Saber perdoar, compreendendo tendo compaixão não guardando ressentimentos ou rancores, quando enganado, pois o perdão alivia mais a quem concede do que quem o recebe, mostrando grandeza de espírito.

Ser honesto, dizendo a verdade, sem enganar e sim ajudando no crescimento pessoal.

Ser cumpridor dos compromissos assumidos, isso é muito importante, pois gera confiança e estabilidade no grupo, sem ser controlador, delegando e supervisionando.

O líder que conseguir aplicar todas essas habilidades vai conseguir de forma altruísta, realizar as vontades e necessidades do grupo e fazendo que realizem suas tarefas com amor ágape, tornando a vida mais prazerosa e feliz.

Lembramos que o grande segredo da vida é a Lei da Atração, pois somos o que pensamos e fazemos, por isso pense sempre positivamente.

Uma nova Edificação

Para uma nova edificação, seja ela de pequeno ou grande porte, é fundamental que o terreno seja limpo e os entulhos removidos. Igualmente para uma plantação, o mato deve ser capinado, as ervas daninhas arrancadas, enfim, são necessárias que haja um espaço propício a receber uma nova construção ou novas sementes.

Por acaso você já teve conhecimento de alguma construção feita em cima de entulhos? Igualmente se dá em nossas vidas. Por isso, para que aconteçam novas alegrias e novas realizações, é preciso fazer uma faxina no terreno da alma.

É preciso arrancar as ervas daninhas representadas pelas magoas, e rancores. Retirar os entulhos do medo, os pedregulhos da incerteza, da insegurança, dos ressentimentos. Esquecer as amarguras do passado.

Viver o presente. O hoje. O agora! Fazer as pazes com quem estamos brigados. Perdoar. Pedir perdão. Estando o terreno limpo e bem cuidado, não tem como não receber do Universo as flores e frutos de realizações que irão fazer das nossas vidas risonhas.

Pegue a pá da determinação, o ancinho da força de vontade, o carrinho da esperança e comece a sua faxina. Um feliz domingo dia Tatuí.


Publicidade