Jovens aproveitam o Carnaval para ‘aproximação’ com Deus em retiros

 

Tido para muitos como um momento de folia, outros como um feriado propício para viagem em família, o Carnaval também pode ser época para reflexão religiosa. Em Tatuí, é crescente o número de jovens que procuram os retiros religiosos.

De acordo com o consagrado Marcos Pavel, coordenador de comunicação da Comunidade Católica Recado, a proposta dos retiros espirituais é “uma experiência íntima e pessoal com o coração de Jesus e com Deus”. Para ele, os dias de reclusão ajudam na intensificação das orações e levam os fieis para perto da eucaristia.

“Nós fazemos exatamente o que o papa Francisco pede, que é levar as pessoas para uma experiência íntima com Deus. Quem vai para o retiro tem a oportunidade, inclusive, de receber orações de forma individual, com a imposição de mãos”, explicou.

A temporada de retiros espirituais deste ano começa neste fim de semana. A Comunidade Recado recebe fieis na Paróquia São Lázaro, à rua José Antonio de Souza, 154, na vila São Lázaro. O custo para o retiro da Comunidade Recado é de R$ 50 e engloba a alimentação completa nos dois dias de reclusão.

Denominado “Vinde a Mim”, o evento deve receber mais de cem pessoas, número superior ao de 2016, quando 60 participaram. A programação tem início às 8h da manhã de sábado, 18, e segue até às 17h de domingo, 19.

O retiro terá momentos de adoração a Deus e também de lazer e cultura, com apresentações de peças teatrais, musicais, dança e pregação de palhaços.

Conforme Pavel, a maior parte dos fieis deve ser de moradores de cidades da região. Nas contas do consagrado, quase 40 participantes serão de Itapetininga e 30, das cidades de São Miguel Arcanjo e Sarapuí. O restante será de Tatuí.

“Muitos fieis estão locando vans para virem ao nosso retiro. Os que não têm condições vão ficar hospedados na nossa comunidade, que fica entre o Jardim Lírio e a Americana. Os moradores daqui de Tatuí vão poder voltar para casa depois, no final do dia”, explicou.

A programação do retiro deste ano será diferente dos anteriores. A tradição era realizar a reclusão no fim de semana de Carnaval. Em 2017, o retiro será uma preparação para os isolamentos de outras comunidades.

“Nossos membros foram convidados para pregarem e cantarem em outras comunidades. Sabendo que a cidade tem boa oferta de retiros, resolvemos antecipar o nosso e dar a oportunidade até para as famílias que vão viajar no Carnaval”, explicou Pavel.

No período de Carnaval (25 a 28 de fevereiro), a Comunidade São João Batista, no bairro dos Mirandas, deve receber cem jovens para o retiro “Eu Voltei, Pois Eu Sei que Aqui É o Meu Lugar”.

Segundo João Paulo Domingos da Silva Soares, um dos organizadores do evento, a maior parte dos participantes deve ser de Tatuí, com idade entre 12 a 25 anos.

A reclusão religiosa é organizada em conjunto pelas paróquias Sagrada Família, Nossa Senhora de Fátima e pelo grupo de jovens Geração Jesus. As inscrições devem ser feitas na secretaria da igreja Sagrada Família, à avenida Cônego João Clímaco de Camargo, no centro. O custo é de R$ 20 e um litro de leite.

“Vamos ter pregações, missas e adorações ao Santíssimo e também teremos recreação, com dinâmicas e gincanas. O número de participantes é limitado ao número de pessoas que podemos receber no nosso espaço”, disse Soares.

À exceção dos moradores do próprio bairro rural dos Mirandas, os participantes do retiro ficarão os quatro dias na Comunidade São João Batista. Os “retirantes” deverão levar colchões e roupas de cama para dormirem no espaço, que fica na própria igreja.

“O restante a gente tem lá. Todos terão alimentação todos os dias, está tudo incluído no preço. É uma chance importante para todos se aproximarem de Deus e criarem mais afinidade com os jovens da igreja”, concluiu.