Jazz Sinfônica abre temporada de eventos do Conservatório de Tatuí­





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Big Band do Conservatório tem concerto agendado para o próximo dia 25 sob coordenação de Veaggnoli

 

O Conservatório de Tatuí abre sua temporada artística de 2015 com convidado especial: a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Sob regência de João Maurício Galindo, o grupo apresenta-se no próximo dia 6 de março, primeira sexta-feira do mês, a partir das 20h30. O evento tem entrada franca e acontece no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415.

O primeiro concerto do ano no teatro será realizado em homenagem ao 85 anos do compositor paulistano Edmundo Villani-Côrtes. Todo o programa terá obras dele: “Abertura da Ópera Poranduba”; “Balada das Flores – Largo do Arouche” (com solo ao piano de Marcelo Ghelfi); “Luz”; “Borulóides” (com solos dos flautistas Maria de Lourdes Carvalho e Daniel Alain); “Álbum de Retratos”; e “Buarquiana – Fantasia sobre canções de Chico Buarque de Hollanda”.

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é “sonoridade ímpar que lhe confere protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira”.

O maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz, transpondo melodias populares de vários compositores. Entre eles: Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha, para “a grandiosidade do som sinfônico”.

A orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera e outros. João Maurício Galindo é o diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Programação artística

A temporada de concertos no Conservatório de Tatuí tem continuidade a partir de 13 de março, com os grupos da instituição. As primeiras apresentações dos grupos pedagógico-artísticos integram a série “Concertos de Boas-Vindas”, que marca o início do ano letivo e o início da temporada artística. Todos, com entrada franca.

No dia 13, sexta-feira, às 20h30, no “Procópio Ferreira”, apresenta-se a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida por João Maurício Galindo.

No dia 19 (quinta-feira), às 20h30, é a vez da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo.

Já sexta-feira, 20, ainda no teatro, às 20h30, apresenta-se o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, coordenado por Luis Marcos Caldana.

Na terça-feira, 24, às 18h, a Camerata de Violões e o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenados por Edson Lopes e Selma Marino, fazem apresentação no Auditório da Unidade 2 (rua São Bento, 808).

Ainda na terça, 24, às 19h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), apresenta-se a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores.

Na quarta, 25, às 19h, o concerto será no Salão Villa-Lobos feito pela Big Band do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Celso Veagnoli. Ainda no Salão Villa-Lobos. Na sexta-feira, 27, às 19h, haverá apresentação do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob regência de Cadmo Fausto.

A última apresentação do mês de março será no sábado, 28, a partir das 19h, no teatro. A atração será o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, coordenado por Alexandre Bauab Junior, na solenidade de formatura de alunos.