Iluminação inaugura o ‘Natal Encantado’

'Pinheirão' é considerado o maior cartão postal do período natalino (foto: Eduardo Domingues)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), realizou na noite de sábado, 1º, a cerimônia de abertura do “Natal Encantado”, na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa.

Acompanhada de muita chuva, a solenidade contou com o acendimento do “Pinheirão” e o início da “Casa do Papai Noel”, produzida no interior do Centro Cultural.

Centenas de pessoas estiveram presentes, entre elas, autoridades locais, como: a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo; a presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva; e os vereadores Jairo Martins, Alexandre de Jesus Bossolan e José Carlos Ventura.

Também estiveram presentes os secretários municipais: de Governo, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; da Educação, Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira; das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende; da Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; dos Negócios Jurídicos, Renato Pereira de Camargo; e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso.

Ainda marcaram presença o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna, e o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Júnior, além de conselheiras e voluntárias do Fusstat e representantes de patrocinadores.

A árvore que marca a festividade é considerada “o maior cartão postal do período” e recebe a iluminação natalina desde 1956, há 62 anos. Após a contagem regressiva, a prefeita Maria José acendeu o Pinheirão de Natal, com 43 cordões iluminados, somando cerca de 1.300 luzes.

A Praça da Santa recebeu, como cenário, os enfeites confeccionados por meio do projeto “Natal Espetacular”, do Fusstat, que reaproveitou cerca de 30 mil garrafas pet.

Com essa quantia, foram confeccionadas uma árvore de cinco metros e meio e outra de dois metros e meio, 140 bolas natalinas e mais 23 peças estilizadas, como o presépio completo, bengalas, bonecos de neve, sinos e guirlandas.

Papai e Mamãe Noel, Maria José e Sônia inauguraram a Casa do Papai Noel (foto: Eduardo Domingues)

Em junho, a prefeita Maria José e a presidente do Fusstat, Sônia, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para as assinaturas de dois convênios com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo).

“Estou muito encantada com este projeto, pois dará uma grande diferença no meio ambiente e, ainda, na decoração natalina”, expôs Sônia, na época.

A maior parte das garrafas foi arrecadada por meio de parcerias com a empresa de refrigerantes Vieira Rossi e a Secretaria Municipal de Educação, incentivando os alunos a reaproveitarem os materiais recicláveis.

Inicialmente, o projeto previa somente uma decoração “um pouco mais modesta” da praça e a fabricação de uma árvore de quatro metros e meio, utilizando 10 mil garrafas pets.

Com o crescimento, o projeto foi transferido para um barracão cedido por Jonas Caetano Filho, proprietário da rede Caetano, na rua Juvenal de Campos, em frente à Caixa Econômica Federal, que comportou o armazenamento e a montagem dos enfeites.

Visivelmente emocionada, Sônia afirmou que o sentimento era de muita alegria por ter acompanhado de perto a realização do “Natal Espetacular”. Segundo ela, o trabalho de quatro meses foi cheio de desafios e adversidades para chegar ao resultado final.

A presidente do Fusstat fez questão de ressaltar o apoio que recebera e a colaboração de voluntárias e alunas dos centros de capacitação da entidade, auxiliando a equipe desenvolvedora do projeto,

formada pela coordenadora, Viviane Campos, e mais seis multiplicadoras permanentes: Inês Almeida, Mada Moraes, Rosemeire Marques, Rosa Maria Coração, Rejane Camargo e Berenice Galvão.

Conforme Sônia, o resultado do “Natal Espetacular” “preenche a Praça da Santa com simplicidade de garrafas pets que iriam para o lixo e poluiriam o meio ambiente, mas foram transformadas em arte, resultando em criatividade e na presença divina do amor maior”.

“Que este Natal e os demais dias que iremos viver sejam espetaculares”, complementou. Sônia revelou que a Vieira Rossi disponibilizara as 30 mil garrafas pet utilizadas no “Natal Espetacular”. Ela conta que o projeto foi iniciado com as escolas da rede municipal de ensino e, posteriormente, recebeu apoio da empresa.

Conforme a presidente, os objetos recicláveis arrecadados pelas unidades escolares serão comercializados e o dinheiro, doado para a Santa Casa de Misericórdia.

Ela concluiu assegurando que o sentimento era de gratidão, pois “a própria filosofia é do amor. Deus coloca anjos na minha estrada, e foram anjos que Deus colocou para que tudo isso se realizasse”.

Neste ano, a Prefeitura possibilitou uma novidade no Centro Cultural, com a “Casa do Papai Noel”. Gratuitamente, o público pode registrar o momento com o Papai e a Mamãe Noel e visualizar o Pinheirão de Natal do alto do prédio, todos os dias, até o domingo, 23, das 19h às 22h.

Em um ambiente com ornamento temático, produzido pelo decorador Anderson Florista, o espaço apresenta a história do Natal por um caminho do Polo Norte, com a “Fábrica de Brinquedos”, a “Fábrica de Doces” do Bom Velhinho até chegar à “Casa do Papai Noel”.

A prefeita Maria José declarou estar contente com o resultado apresentado pelo projeto Natal Encantado. A chefe do Poder Executivo afirmou ter certeza de que “a população conhecerá o projeto, pois é uma tradição tatuiana que, novamente, está encantando”.

Sinisgalli aponta que a Casa do Papai Noel foi preparada como uma surpresa para a população. Ele afirma que, após unir forças com o Fusstat para o “Natal Espetacular”, buscou inovar o projeto da residência do personagem natalino.

Uma das motivações, conforme Sinisgalli, foi por conta das chuvas recorrentes no mês de dezembro, indicando a necessidade de se transferir o projeto para um local mais estruturado.

Enfeites de garrafas PET do ‘Natal Espetacular’ integram o ‘Natal Encantado’ (foto: Eduardo Domingues)

O secretário relata que, diante de dificuldades financeiras, o projeto recebeu algumas alterações para reduzir o custo e, com a autorização da Prefeitura, ele foi pessoalmente tentar captar recursos com a iniciativa privada.

De acordo com Sinisgalli, o trabalho, iniciado há cerca de três meses, foi árduo e recebeu os últimos ajustes momentos antes da inauguração do espaço.

Após a adaptação do projeto, Sinisgalli adianta que já possui algumas ideias para o próximo ano e acredita que o resultado agradou ao público.

“Essa é a nossa gratificação: ver essas crianças que estão vindo em um novo espaço, totalmente coberto e gratuito, para conhecer a nossa Fábrica de Brinquedos, a Fábrica de Doces e a Casa do Papai Noel, além do Polo Norte”, declarou.

Sinisgalli garante que o projeto está sendo tratado com muito carinho, pois “enxerga-o” como um forte potencial turístico no período de Natal.

“É o maior objetivo, da secretaria e da prefeita, de fazer esses projetos para movimentar o comércio local, mantendo a população na cidade e trazendo turistas para conhecer o nosso ‘Natal Encantado’”, finalizou.