Igreja Matriz segue com restaurações e reforma neste mês

255
Publicidade





Jheniffer Sodré

Obras de reforma e restauração da Igreja Matriz foram iniciadas na última semana de março

 

A primeira etapa das obras de reforma do presbitério do Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) já está finalizada. Nesse primeiro momento, foram feitas a troca dos pisos e a ampliação do local onde fica a mesa do altar.

De acordo com o pároco e reitor da igreja, padre Élcio Roberto de Goes, isso foi feito para mudar a disposição dos objetos que compõem o ambiente.

Publicidade

“Com essa reforma, as cadeiras dos presidentes e dos auxiliares ficam atrás do altar, para que as pessoas, ao entrarem na igreja, vejam o altar em primeiro lugar. Assim, também damos mais harmonia entre as peças do ambiente”, explica.

As pedras das escadas do presbitério e do altar foram trocadas, pois, segundo o padre, algumas estavam quebradas. A muretinha que dá acesso ao altar também está sendo restaurada.

Em um segundo momento, todo o piso do presbitério será polido, as cadeiras do presidente e dos auxiliares e a mesa da palavra serão trocadas.

“Todas essas mudanças vão dar mais harmonia para o espaço”, destaca o pároco da Igreja Matriz. Ele também informa que será feita uma rampa para proporcionar mais acessibilidade às pessoas que têm algum tipo de deficiência, e até mesmo aos idosos.

De acordo com o padre, o espaço onde ficava o antigo coral e onde está o vitral de Nossa Senhora da Conceição será restaurado, pois a estrutura de madeira que ficava lá estava velha e cheia de cupim. “Ela foi removida e será substituída por peças de gesso”.

“O prédio da igreja é antigo e, por isso mesmo, precisa sempre de manutenção e reformas. Aos poucos, nós iremos restaurar desde o chão até o teto da Matriz”, reforça o padre.

Ele lembra que as reformas no santuário já vêm sendo feitas há algum tempo. “Começou com o telhado, as pinturas e a troca de toda a iluminação”. O pároco também pede a colaboração de todos em relação às obras.

“O povo precisa entender que a Matriz é um símbolo histórico da cidade e até mesmo um ponto turístico de Tatuí. Nós precisamos ter cuidado com ela, pois é o templo e a casa de Deus”.

Ainda não há previsão para o fim das obras. De acordo com o padre, será feita etapa por etapa, conforme as possibilidades financeiras da igreja. “Não temos pressa, até porque as reformas não atrapalham a rotina da igreja. Queremos fazer tudo muito bem feito”, finaliza.

Igreja centenária

O Santuário Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1894, segundo informações do historiador Antonio Alcebíades Paes.

Em 1927, o relógio localizado na torre da igreja foi inaugurado, e, sete anos depois, o artista plástico Mário Tomazzini teria ilustrado as paredes e o teto do santuário. As pinturas, além das imagens sacras, retratam a história de Tatuí.

De acordo com Paes, só em 1938 é que o assoalho foi retirado e substituído por ladrilhos hidráulicos, comprados nos municípios de Sorocaba e Piracicaba.

Desde então, ao longo dos 120 anos da Igreja Matriz, foram realizadas diversas intervenções, a fim de preservar o patrimônio histórico que ela representa.


Publicidade