Grupo de Performance e Camerata de Violões juntam-se para concerto





A Camerata de Violões e o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí fazem apresentação gratuita nesta quarta-feira, 13. O concerto será realizado a partir das 17h, no auditório da Unidade II. O endereço é a rua São Bento, 808, no centro.

Na primeira parte do concerto, apresenta-se o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenado por Selma Marino e integrado por ela na flauta doce e pela cravista Maria Eugênia Sacco. O repertório selecionado traz peças dos séculos 17 e 18.

A Sonata Seconda em Sol menor foi composta pelo Conde U. W. Wassenaer da Holanda, sendo original para flauta doce e baixo contínuo e faz parte de uma coletânea de três sonatas que foram dedicadas ao Duque Friedrich Ludwig von Württemberg, por volta de 1714. A Sonata em Sol Maior, de W. Croft, foi publicada em 1700 por Mr. Walsh & Hare em Londres. A Sonata possui um único andamento – Allegro, que está dividido em seções com variações.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos 16 ao 18. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados conforme o programa a ser apresentado.

Dentre seus objetivos está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.

Em seguida, sob coordenação de Edson Lopes, apresenta-se a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, integrada pelo coordenador e pelos professores Adriano Paes e Ricardo Grion. No repertório, estão obras de Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel. O grupo foi formado em 1996 e une professores-monitores e alunos bolsistas, tendo por objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos estudantes.

O primeiro trabalho desenvolvido pela Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí foi o projeto “Garoto” e pretendeu difundir as obras do importante compositor brasileiro, precursor da Bossa Nova. No ano de 1998, o grupo passou a desenvolver frequentemente projetos de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros, buscando a promoção da diversidade de obras escritas para o universo violonístico.