Grupo de Percussão faz novo concerto da ‘temporada 2016’





O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz novo concerto de temporada nesta quarta-feira, 25. A apresentação terá coordenação de Luis Marcos Caldana, a partir das 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro.

Para este novo concerto, o grupo apresenta repertório composto por obras de Bill Douglas (“Rock Etude” #7, em três movimentos), Emmanuel Séjourné (“Losa”), Tiziano Bedetti (“African D.N.A.”), Hermeto Pascoal (“Música para Caçarolas”), Jim Casella (“Katraterra”) e Michael Aukofer (“Identity Crisis”). Um dos destaques do concerto é a obra “Esquenta”, composta pelo aluno Leonardo S. Pedro e pelo ex-aluno Caio P. de Campos.

Em atividade por mais de quatro décadas ininterruptas, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no país. O trabalho desenvolvido pelo grupo abriu caminho a outros semelhantes em solo nacional.

Criado em 1975, ele surgiu com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. A iniciativa é considerada “algo raro no país”.

A partir deste trabalho, os instrumentistas que o integram podem obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação coletiva. Ao longo da história, o grupo contou com mais de 200 percussionistas-integrantes.

Além de executar clássicos erudito e popular, os componentes do corpo musical do Conservatório recebem estímulos de composição de novas obras, incentivo para formação de público para os mais variados estilos e popularizam a percussão agregando características performáticas e de dança.

Com atuação diferenciada, o grupo atingiu consolidação no cenário nacional. O trabalho desenvolvido no município faz dele o pioneiro nesse segmento.