Enquete mostra que maioria não cancelou ‘união’ na pandemia

Da redação

A enquete semanal promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br), entre os dias 17 e 23, demonstrou que a maioria não cancelou o casamento por conta da pandemia.

A pesquisa indicou que 52% dos internautas afirmaram não conhecer pessoas que cancelaram a data da união civil devido à Covid-19, enquanto 48% dos leitores apontaram a alternativa contrária.

O jornal promoveu a pesquisa relacionada devido ao número de casamentos realizados na quarentena. De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, as uniões civis tiveram queda de 20,64% de janeiro a setembro deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Nesta semana, o bissemanário aborda as eleições municipais. Com o fim do prazo de registro de candidatura e o início do período eleitoral, entrou no ar o aplicativo “Pardal”, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias sobre irregularidades nas campanhas.

Conforme o TSE, o objetivo principal do aplicativo é facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Ministério Público Eleitoral. Com o aplicativo, os cidadãos podem atuar como fiscais da eleição (reportagem nesta edição).

Por este motivo, a enquete questiona: “Você já presenciou ou denunciou algum tipo de propaganda eleitoral irregular?”.

Com as opções “sim” e “não”, a votação começa neste sábado, 24, e encerra-se na sexta-feira, 30, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 1o de novembro.