Enquete aponta que 54% vão ao dentista quando têm problemas





A frequência aos consultórios dentários deve ser feita a cada seis meses. A recomendação, feita de modo geral pelos profissionais, não é seguida à risca pela população, como aponta enquete promovida por meio de “O Progresso Digital”.

O jornal realizou pesquisa em www.oprogressodetatui.com.br, motivada por reportagem sobre o odontomóvel, um veículo adaptado que oferece tratamento dentário à população. Nesta semana, o consultório móvel atendeu moradores do Jardim Gramado, por meio de parceria entre Prefeitura e Ford.

Disponibilizado pela montadora de veículos, o odontomóvel atendeu – pela primeira vez – residentes da periferia. Nos anos anteriores, o veículo prestou serviços na Praça da Matriz, no centro, incluindo limpeza, obturações e extrações.

Em Tatuí, a Prefeitura também disponibiliza atendimento móvel para crianças de creches e pré-escolas. O objetivo é melhorar a condição de saúde bucal e prevenir o surgimento de problemas que ocasionem a perda dos dentes.

Com base na reportagem, o jornal perguntou aos leitores com que frequência eles vão ao dentista. A maioria (54%) respondeu que vai ao profissional “somente quando tem algum problema”. Outros 27% disseram que visitam consultórios anualmente e 19%, que vão duas vezes ao ano.

Para esta semana, a pergunta trata do desemprego, assunto de reportagem deste domingo, 21, com dados divulgados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

O órgão registrou aumento de 150% no atendimento de pessoas em busca de emprego. Com base nessa informação, o jornal questiona: “Em sua opinião, qual a maior dificuldade para arranjar emprego?”. As respostas são: “falta de vaga”, “falta de qualificação” e “alta concorrência”.

As participações serão encerradas na tarde de sexta-feira, 26, com resultado divulgado no dia 28.