ELEIí‡í•ES 2016 – Expectativa sobre shopping é abordada





As expectativas dos quatro candidatos a prefeito por Tatuí sobre a construção de um shopping center e de uma nova entrada para o município são pontos de partida para a retomada da sabatina realizada pelo jornal O Progresso.

O bissemanário segue, nesta edição, com a série de entrevistas com os quatro concorrentes ao posto máximo do Executivo no município.

Desta vez, traz respostas dos políticos a respeito das áreas de segurança pública, emprego e turismo. Os temas das entrevistas são divididos em cinco semanas, com quatro respostas publicadas por edição.

Para respondê-las, os políticos tiveram tempo de um minuto e meio. A equipe de reportagem também ofereceu o mesmo prazo para considerações finais.

Criada há décadas, a série de entrevistas com os candidatos a prefeito representa uma prestação de serviços à comunidade. Fundamentalmente, porque possibilita aos leitores do bissemanário mais informações a respeito dos candidatos, de suas plataformas de governo e sobre o que pensam com relação a temas essenciais para o desenvolvimento da cidade.

Como ocorre desde 2012, as entrevistas também integram a versão on-line do jornal (www.oprogressodetatui.com.br), da qual se pode, ainda, acessar as gravações em vídeos, postadas no YouTube.

A postagem dos endereços de redirecionamento são feitas nos finais de semana, junto com as publicações.

A construção de um shopping center na cidade monopolizou as atenções políticas neste ano, chegando, até, a impor mudança na lei de zoneamento.

Qual o grau de importância que o senhor dá a esse empreendimento e quanto aposta na concretização efetiva dele, assim como da nova “entrada” para o município?


  PERFIL DOS CANDIDATOS

Guiga – 20 – PSC

Jose Guilherme Negrão Peixoto – o Guiga, como é conhecido, nasceu no dia 13 de novembro de 1961, em Tatuí. É pai de duas filhas e avô de três meninas. Seu pai, José Erasmo Pereira Peixoto, era um tradicional comerciante, historiador e colunista de jornais da cidade. Sua mãe era professora.

Guiga se formou em administração de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial. Também fez vários cursos de economia. Atualmente, trabalha como empresário e educador financeiro.

O empresário destaca sua atuação como voluntário em diversas entidades filantrópicas de Tatuí, ressaltando que “não importa a função que esteja desempenhando, o importante é servir ao próximo”.

Aos 54 anos, Guiga Peixoto sustenta querer “ampliar as boas ações para a população de Tatuí”. Tomou a decisão de ser candidato a prefeito depois de ouvir filhas e amigos e “apesar de opiniões contrárias, que vieram para desencorajá-lo”.

 


    Manu – 15 – PMDB

José Manoel Correa Coelho, Manu, tem 42 anos, é casado e pai de dois filhos. Acumula quatro mandatos eletivos consecutivos, sendo três para vereador e um para prefeito.

O político atribui, “como marca de governo à frente da Prefeitura, a transparência, o combate sistemático à corrupção e o equilíbrio das contas públicas”.

Desde 2013, tem declarado que “trabalhou para a quitação de dívida herdada”, divulgada no valor de R$ 40 milhões. Para tanto, afirma ter adotado medidas como redução de secretarias, diminuição de cargos em comissão, redução de aluguéis de imóveis e de veículos. Ainda destaca a “aquisição de patrimônio para a cidade”.

Construiu creches, efetivou repasses de recursos para entidades filantrópicas. Também aponta a concessão de reajuste aos servidores públicos municipais, repasses de recursos para a Santa Casa, e construção de casas populares, por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.

 


    Gonzaga – 45 – PSDB

Luiz Gonzaga Vieira de Camargo é contabilista, advogado e empresário. Natural de Tatuí, tem 69 anos, é casado, pai, avô e atual presidente do diretório local do PSDB.

Elegeu-se prefeito em 2004, sendo reeleito em 2008. Em sua administração (2005-2012), recebeu diversos reconhecimentos públicos. Entre eles: “Prefeito Empreendedor”, pelo Sebrae, em três oportunidades (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012).

Também obteve o Selo Município Verde Azul, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por duas vezes (2008/2009). Gonzaga venceu o 5º Prêmio Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) em função de a Prefeitura ficar entre as dez melhores organizações públicas do Estado para o estágio. Conquistou, ainda, inúmeros prêmios e títulos concedidos por diversos órgãos.

Em 2015, a convite do governador Geraldo Alckmin, integrou o conselho de administração da Cesp, cargo que deixou para poder concorrer nas eleições 2016.

 


    Rogério Milagre – 28 – PRTB

Rogério de Jesus Paes nasceu em Tatuí, no dia 14 de março de 1966. Mais conhecido como Rogério Milagre, é casado com Neusa Maria e tem uma filha, Rayane.

É filho de José Celso Paes, também conhecido como Zé Milagre (de quem herdou o “cognome”), já falecido, e de Aparecida de Jesus L. Paes. Cursou o primário e o ensino fundamental na Escola do Sesi. Completou o ensino médio na então Escola Industrial “Salles Gomes”.

É treinador de futebol voluntário no Santa Cruz Futebol Clube. Também treinou, por vários anos, crianças para formação de times de base na vila Angélica.

Milagre é funcionário público municipal. Atualmente, está licenciado da função, sendo lotado na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Nas horas vagas, gosta de ler e jogar futebol.

O candidato cita ter gosto pela política e, mesmo não conseguindo se eleger, afirma que “não desistiu do objetivo por saber que será muito útil para Tatuí”.