Doenças comuns no frio e prevenção

Na época do frio, as pessoas se concentram mais em locais fechados, os vírus e as bactérias tendem a ter maior circulação, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. Vamos ver as doenças mais comuns no inverno, como gripes, resfriados, amidalites, asma, otites, bronquites, pneumonias, sinusites e alergias.

Resfriado – gripes e resfriados têm sintomas semelhantes, embora sejam doenças bem diferentes. O resfriado, geralmente, dura de quatro a cinco dias, quase não apresenta febre. mas pode se prolongar por até duas semanas, causando coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta.

O tratamento alivia os sintomas e é feito com analgésicos e antitérmicos. Para prevenir-se, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz com soro fisiológico e fazer gargarejos com água morna e sal duas vezes ao dia.

Gripe – é causada pelo vírus Influenza e, além dos sintomas do resfriado, causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. Pode provocar complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente. As mais temidas são as causadas pelos vírus H1N1 (gripe suína) e H3N2, que circulou bastante nos EUA e Europa, provocando mortes.

O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Para prevenir-se, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz, evitar aglomerações e tomar a vacina anualmente (Influenza trivalente ou tetravalente).

Pneumonia – é uma infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severa. Pode se complicar se atingir os dois pulmões ou se provocar derrame pleural.

O tratamento é feito com antibióticos e, em casos mais graves, há a necessidade de internação em enfermarias ou até em UTI, se chegar a ter Insuficiência respiratória. Para prevenir-se, é aconselhável lavar as mãos com frequência, não fumar e verificar vacinação adequada. Existem várias vacinas contra o pneumococos, um dos principais causadores da pneumonia, como a Pneumo 23, a Prevenar 13 e outras. Procure consultar com seu pediatra nesses casos.

Alergias – são causadas por reações do organismo a diversos elementos, como pelos de animais – como cão e gato -, mofo, poeira domiciliar, ácaros, alimentos, perfumes etc. Causam inúmeros sintomas, como espirros, coceiras e tosses.

O tratamento é específico para cada caso (pode-se fazer a imunoterapia – vacinas), e a prevenção pode ser feita mantendo os ambientes ventilados, arejados, ensolarados e limpos, evitando o contato com substâncias que podem desencadear alergia. Os alérgicos não devem fumar e devem ficar longe de fumantes para não inalar a fumaça do cigarro, extremamente prejudicial.

Amigdalite – causada por vírus ou bactérias, é uma inflamação das amígdalas que causa dor de garganta ao engolir, mau hálito e febre. O tratamento é feito com anti-inflamatórios, e alguns casos necessitam de antibióticos. Para prevenir-se, é bom evitar mudanças bruscas de temperatura.

Asma – inflamação crônica dos pulmões e vias aéreas. Mais comum em crianças, embora também acometa adultos. Os sintomas são: chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. O tratamento é feito com broncodilatadores, anti-histamínicos e até corticoides, conforme a gravidade do caso, e deve-se eliminar a poeira doméstica para a prevenção.

Bronquite – inflamação dos brônquios, o que impede a chegada do ar aos pulmões. Causa tosse seca com chiado, seguida de tosse com catarro. O tratamento: utilização de vaporizadores, analgésicos, inalações, descongestionantes nasais e hidratação. Para prevenir-se, o cigarro e a fumaça do cigarro devem ser evitados.

Otite (inflamação do ouvido) – causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido, provocando dor e febre, sendo comum em crianças. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos, e a prevenção pode ser feita mantendo limpas as vias aéreas.

Rinite – causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns. Causam espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz, roncos noturnos e respiração oral. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas. Para prevenir-se, é aconselhável manter o ambiente limpo.

Sinusite – é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. O tratamento pode ser feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos, no caso de infecção bacteriana. Para prevenir-se, o descongestionante nasal pode ser usado por um curto período quando há coriza.

De uma maneira geral, alimentação adequada, hidratação, prática de atividade física e uma boa noite de sono são recomendadas para fortalecer o corpo e prevenir-se de doenças.

Também é aconselhável evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro. Lavar bem as mãos, evitar locais fechados e lavar as narinas com soro fisiológico.

No caso de sintomas de alguma dessas doenças, o médico deve ser procurado para que seja indicado o melhor tratamento. Evite sempre a automedicação.

Fontes:  http://noticias.r7.com/saude/medidas-simples-ajudam-a-prevenir-as-doencas-do-inverno-24062014;
http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000502769

* Especialista em pediatria pela SBP e AMB e diretor do Cevac (Centro de Vacinação de Tatuí).