Dema ‘destina’ cerca de 4 ton. de ‘espuma’ à empresa de SP

O Centro Municipal de Logística Reversa, do Dema (Departamento Municipal de Meio Ambiente), enviou quatro toneladas de espuma, provenientes do desmonte de sofás e colchões, para uma empresa paulistana especializada na fabricação de espuma de poliuretano.

A arrecadação do material foi realizada em parceria com a Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí). Segundo o engenheiro agrônomo do Dema, José Vicente Alamino de Moura, o material foi recolhido a partir de sofás e colchões levados pela população ao Ecoponto Municipal e para a Cooreta. Moura ressaltou que os valores provenientes da venda dos materiais são destinados aos trabalhadores da cooperativa.

“No Centro Municipal de Logística Reversa uma equipe de funcionários realiza o desmonte desses sofás e colchões e, depois, toda a espuma é enviada para a Indumaplast”, comentou.

Segundo a Prefeitura, a Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável busca fazer valer a destinação mais eficiente dos resíduos de significativo impacto ambiental, sendo responsável pela triagem e destinação correta de pneus inservíveis, madeiras, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias. O centro de logística fica na rua Luiz de Camargo Barros, 127, no São Cristóvão.

“O centro tem o objetivo de atender as metas do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e de estar em consonância com uma resolução que define as diretrizes para implementação e operacionalização da responsabilidade pós-consumo no Estado de São Paulo”, explicou.

De acordo com Moura, a logística reversa é definida por lei federal como instrumento de desenvolvimento econômico e social e exige que as empresas assumam o retorno de seus produtos descartados, ou seja, a “retornabilidade” dos produtos usados, e cuidem da adequada destinação ao final de seu ciclo de vida útil.