Cultura recebe em primeira mão a 2ª edição do guia ‘Cidade Ternura’

Secretário disse que material vai ajudar Prefeitura a 'vender Tatuí'

“Este material é extremamente importante. Vai nos auxiliar muito com os turistas que estamos esperando para a Feira do Doce, agora em julho”. A avaliação do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, diz respeito à segunda edição do “Guia Turístico e Gastronômico Cidade Ternura”, publicação lançada pelo jornal O Progresso.

Sinisgalli recebeu um lote de exemplares do guia, impresso em formato diferenciado, na tarde de quarta-feira, 28, no Centro Cultural Municipal. A secretaria pretende distribuir uma parte deles nos dias 21, 22 e 23 deste mês, durante a 5a Feira do Doce.

Em sua segunda edição, o guia traz informações que evidenciam os atrativos de Tatuí, elevada à MIT (Município de Interesse Turístico) em maio deste ano. Apresenta os pontos turísticos, as origens do reconhecimento de Tatuí como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e dos doces caseiros.

Na edição que compreende os anos de 2017 e 2018, a publicação também agrega dados históricos e todas as categorias de bares e restaurantes, além dos maiores eventos anuais de cultura e lazer.

“Vamos utilizá-lo no estande que a secretaria vai manter em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) no evento deste mês”, adiantou Sinisgalli.

De acordo com ele, a segunda edição do guia vai além do que se propõe. “Ele vai nos auxiliar num ponto que venho batendo bastante: que é o de ‘vender’ a cidade. Este guia vai nos ajudar tanto a vender a cidade como a orientar os turistas que estarão em Tatuí nos dias de realização da feira”, acrescentou.

O secretário também classificou como louvável a disposição do jornal em contribuir com o município. Ainda ressaltou a colaboração entre o poder público e o bissemanário para a concretização do projeto, que estimula também a atividade comercial.

Para Sinisgalli, ao somar dados de festas, eventos e tradições aos classificados, o guia se torna um material completo. Também estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita.

“Todas as empresas que constam no material são representativas, mas o guia tem um papel especial: ele destaca as empresas chanceladas pelo Selo de Qualidade Turística, que é concedido pelo Comtur. Dá um peso maior”, avaliou.

O selo instituído pelo Comtur é concedido a empresas “comprometidas com a excelência e a qualidade dos serviços”. A lista com os estabelecimentos certificados pelo órgão até maio deste ano consta na nova edição do guia.

“Entendo que este guia dará um norte para o turista que chegar à cidade e não conhece nada. Ao pegar este material, o visitante terá uma base dos principais eventos da cidade, principais atrações turísticas e o comércio”, argumentou Sinisgalli.