Cortando o cordão umbilical

Grupo é integrado por bolsistas e professores do Conservatório (foto: AI Conservatório)

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí volta ao palco do teatro “Procópio Ferreira”, neste fim de semana, com o espetáculo “Companhia Mambembe de Variedades”. A peça aborda os dramas e conflitos vividos por mãe e filho quando o mais jovem “corta o cordão umbilical” e sai de casa em busca de “seus sonhos”.

“É uma reflexão sobre o amor maternal, com suas virtudes e falhas”. A primeira sessão seria na noite desta sexta-feira, 18, e a segunda acontece neste sábado, 19, às 18h. A classificação é de 14 anos e os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do teatro.

De acordo com o coordenador do grupo, Rogério Vianna, o trabalho é inspirado livremente na obra “Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu”, de Carlos Alberto Soffredini – dramaturgia que tem como pano de fundo a peça “Coração Materno”, de Alfredo Viviani, e a canção homônima de Vicente Celestino.

“No espetáculo, a receita do coração materno adicionou em excesso à relação do envolvimento mental entre filho e mãe. Ele, aprisionado ao cordão umbilical, não consegue realizar seus próprios desejos, o que o transforma em um ser sem identidade, incapaz de distinguir a realidade de um pedido quase infantil”, comenta o coordenador.

O espetáculo utiliza o recurso da metalinguagem, ou seja, mostrando os bastidores de uma produção teatral, em que os personagens são atores e também vivem dramas pessoais. Atores e personagens se fundem durante a peça, que traz drama, humor e muita música.

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí é um grupo pedagógico-artístico que tem na formação alunos bolsistas, professores e monitores. Suas atividades garantem aos estudantes a experiência de atuarem ao lado de profissionais, “constituindo-se uma ferramenta essencial na qualificação para o mercado de trabalho”.