Conservatório é tido como decisivo para elevação da cidade como MIT

Músicos do Conjunto de Metais encontram-se com secretário Laércio Benko

De autoria do deputado estadual Sebastião Santos, o projeto de lei que classificou Tatuí como Município de Interesse Turístico teve como uma das principais justificativas a existência do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.

A assessoria de comunicação da instituição destacou, em nota à imprensa, que a escola teve “papel decisivo” na conquista.

A elevação de Tatuí foi aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) no dia 9 de maio e sancionada pelo governador Geraldo Alckmin no dia 31 do mesmo mês.

Além de Tatuí, a lei estadual 16.429/2017 contempla 13 municípios. Ela tem origem no projeto de lei 258/2017, que, por sua vez, é a junção de vários projetos individuais.

Tatuí aparece inicialmente no projeto de lei 756/2015, do deputado Sebastião Santos, apresentado no dia 16 de maio de 2015. Depois, o município foi “reunido” aos demais em nova proposta, aprovada pelos parlamentares.

Na justificativa do projeto, Santos afirma que Tatuí possui o “mais excelente conservatório dramático e musical”. O deputado ainda cita que o município “merece ser considerado como estância turística, já que tal conservatório é considerado uma das escolas mais importantes e bem-sucedidas de todo o mundo”.

Ainda na explicação, o deputado reforça que o Conservatório de Tatuí possui reconhecimento internacional, concentrando alunos de mais de 20 Estados brasileiros e de países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Além da tradição de excelência no ensino de instrumentistas, cantores, atores e luthiers, o autor do projeto destaca a relevância dos eventos realizados pela escola. Entre eles, exposições, concertos, workshops, encenações e espetáculos. O deputado justificou que eles “atraem turistas de todo o mundo”.

Na nota, o diretor executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, ressalta que Santos esteve por duas vezes na escola em 2016, “expondo a convicção de estar lidando com o grande potencial turístico do Conservatório”.

Entre inúmeros aspectos, ele citou expressamente “o ensino ministrado pela instituição, seu reconhecimento nacional e internacional”, discriminando os inúmeros eventos que acontecem com frequência no teatro “Procópio Ferreira” e em outros espaços.

“Todos só temos que agradecer o empenho do deputado e da Alesp neste gesto, que trará dividendos de inúmeras ordens para o Conservatório, público para os mais de 200 eventos anuais, estímulos e mais investimentos para a cidade, além de suporte financeiro do Estado para o fortalecimento da ‘Capital da Música’ em direção ao futuro. É um presente para a cidade”, observou.

Teatro

Principal reduto de espetáculos, o teatro “Procópio Ferreira” é tido como importante atrativo da cidade. Com intensa programação e muitas apresentações gratuitas, o espaço é uma das sete opções turísticas listadas em Tatuí pelo site “TripAdvisor”.

Tanto o teatro como o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) possuem o “certificado de excelência” concedido pelo portal de viagens.

A relevância do Conservatório no contexto turístico também pode ser verificada no próprio site da instituição. Semanalmente, a programação de eventos é acessada por internautas de cidades como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba, Cerquilho, Piracicaba, Americana, Itapetininga e Bauru e das capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Em 2016, as apresentações promovidas pelo Conservatório reuniram 23.251 expectadores.

Divulgação

Ações que envolvem o Conservatório ajudam a divulgar o nome de Tatuí em outras regiões de São Paulo e do Brasil. Na mais recente delas, a indicação e conquista do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura (categoria música), o Conservatório obteve a maior votação popular, pela internet, entre as nove categorias envolvidas.

Esse prestígio rendeu à escola espaço de destaque na primeira página do DOE (“Diário Oficial”) do Estado. A menção consta na edição do dia 1º, uma quinta-feira.

Ainda no campo do turismo, o Conservatório teve participação destacada no lançamento do programa “Turismo na Praça”, do governado do Estado. A primeira edição aconteceu no início de maio, na praça IV Centenário, em Guarulhos, com a presença do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí.

Na praça lotada, entre os que batiam palmas, estava o secretário estadual do Turismo, Laércio Benko.