Complexo viário do Manduca é entregue

Evento marca inauguração da terceira etapa de duplicação da marginal do ribeirão

693
Prefeitura entrega duplicação do terceiro trecho da marginal do ribeirão do Manduca (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Siltec
Da reportagem

A prefeitura entregou nesta segunda-feira, 10, véspera do aniversário de Tatuí, mais um trecho concluído do complexo viário da marginal do ribeirão do Manduca. A cerimônia que marcou a terceira etapa da duplicação teve início às 16h.

O evento teve a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do ex-prefeito e atual assessor do deputado federal Samuel Moreira (PSDB), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, secretários, vereadores e familiares do patrono.

A ponte leva o nome do empresário Orlando Teles, socio-fundador da Construtora Grantel e da Grantel Materiais para Construção. Ele faleceu em 9 de julho de 2019, aos 72 anos. A família dele esteve representada pelos filhos e netos.

As obras somam drenagens, iluminação, rotatórias, canteiros centrais, asfalto e duplicação em uma extensão de 1.296 metros, a partir da ponte do Jardim Colina Verde (rotatória das ruas Rotary Club com a Caridade III) até a rua Chiquinha Rodrigues, limite com a ponte de acesso ao Jardim Lírio e ao Residencial dos Ipês.

Os serviços fazem parte de um dos lotes do programa Asfalto Novo e somam valor aproximado de R$ 4 milhões. O dinheiro é proveniente de linha de crédito do programa Pró-Transporte, uma ação do Ministério das Cidades, executada por meio da Caixa Econômica Federal com a Agência Desenvolve SP, do governo do estado.

Publicidade
Siltec

O trabalho de duplicação da marginal do ribeirão do Manduca, que tem como nome avenida João Batista Correa Campos, está sendo executado em fases, desde 2017, logo após a reconstrução das pontes do Manduca, do Jardim Junqueira e do Jardim Colina Verde. A primeira etapa foi entregue em dezembro daquele ano.

Na ocasião, a via ganhou mão dupla nos dois sentidos, canteiro central, rotatória na interligação com a avenida Domingos Bassi e teve o asfalto reconstruído até a avenida São Carlos.

A segunda etapa foi concluída junto com a ponte do Jardim Paulista, em dezembro de 2018. A obra envolveu a recuperação da rua Lions Club até a bifurcação e a reconstrução da ponte que liga o Jardim Paulista à vila Dr. Laurindo.

Primeiro a falar, o secretário municipal das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende, agradeceu a presença das autoridades e reforçou a contribuição dos envolvidos no empreendimento.

“Nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Tudo que foi feito aqui teve a colaboração de muitas pessoas”, iniciou, mencionando a equipe de engenharia da prefeitura e a colaboração dos funcionários do Mangueirão.

“Hoje, nós podemos ver a importância deste anel viário para essa região. Temos um movimento diário intenso por aqui, pois este complexo facilitou muito o acesso da população do Jardim Lírio, Ipê, Americana, obra realizada com o esforço da prefeita”, disse o secretário.

Antes de passar a palavra, o titular voltou a agradecer as equipes envolvidas no projeto e concluiu: “Estamos trabalhando para que Tatuí fique cada vez melhor e mais bonita para os tatuianos”.

O presidente da Câmara, Antonio Marcos de Abreu (PSDB) ressaltou a importância da obra de duplicação para a região. “Em 2017, quando a prefeita assumiu, este espaço estava em uma situação precária. Ela pegou a prefeitura em uma situação muito difícil e conseguiu dar uma ênfase e deixar a cidade muito melhor”, declarou Abreu.

O vereador ainda parabenizou a prefeitura pela escolha do nome do novo complexo viário e ao vereador João Éder Alves Miguel (MDB), propositor da homenagem, por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

“Nada melhor do que o nome de Orlando Teles para esta importante obra. Ele trabalhou muito, foi um empresário muito bem-sucedido, um excelente pai e uma excelente pessoa. Um investimento deste tinha que ter um nome à altura, e teve”, disse.

Representando a família do homenageado, Alexandre Grandino – que é filho de Orlando Teles – disse estar emocionado. O vereador cumprimentou as autoridades e agradeceu pela homenagem ao pai.

“Este é um lugar onde eu e meu pai passávamos todos os dias. Aqui era o nosso caminho da roça, e tenho certeza que ele está vendo e torcendo pela nossa cidade. Também quero agradecer ao vereador João Éder e a todos os meus companheiros de Câmara, que aprovaram esta linda homenagem”, agradeceu.

O vereador esteve acompanhado da esposa, Alessandra Vieira de Camargo Teles, dos filhos João Victor e Pedro Augusto; da mãe, Maria Helena Grandino Teles, da irmã Giovana Grandino Teles de Paula e demais parentes.

Luiz Paulo ressaltou que a entrega da obra é “mais uma data importante para a história de Tatuí”. O vice-prefeito disse que acompanha a obra de perto desde que os serviços começaram e relembrou trabalhos realizados nos trechos anteriores.

“Quando assumimos a gestão, a cidade quase não tinha ponte. Com três dias de mandato, cai mais uma e a dificuldade fez com que fizéssemos o primeiro trecho de obras de duplicação, terminando na avenida São Carlos”, apontou o vice-prefeito.

Segundo ele, com outros investimentos e “uma política séria e transparente”, a prefeitura conseguiu realizar o segundo trecho de duplicação e, agora, o terceiro trecho, “feito com muito esforço e empenho da prefeita e do ex-prefeito Gonzaga, que conseguiram mais R$ 4 milhões para realizar esta obra”.

Para 2020, o vice-prefeito antecipou que a administração está preparando “novas conquistas”. Entre elas, o último trecho de obras da marginal do Manduca, no trecho em frente ao Sesi.

Familiares de Orlando Grandino e autoridades locais realizam o descerramento da placa (foto: Diléa Silva)

“Tenho confiança que, neste ano, ainda sai o recapeamento daquela rua, e nós vamos ter um complexo todo revitalizado”, antecipou Luiz Paulo.

Já Gonzaga reiterou que os recursos para a conclusão dos serviços foram conquistados por meio de apoio do deputado federal Samuel Moreira. Segundo o ex-prefeito, o deputado tem sido “um grande parceiro” da administração.

“Foi graças a ele que conseguimos, junto ao governo do estado de São Paulo, os recursos necessários para que esta obra, que estamos entregando hoje, se tornasse realidade”, reforçou.

Gonzaga também apontou algumas das dificuldades dos primeiros anos da administração da prefeita Maria José e falou do “esforço da gestão para conseguir vencer os desafios”, principalmente, na busca pelos recursos necessários para finalizar a obra.

“Três anos atrás, era completamente impossível imaginar que nós íamos conseguir fazer tudo isso. Naquela época, não tínhamos uma entrada descente no município, a cidade estava inteira esburacada, não havia a menor condição, e hoje nós temos orgulho de dizer que Tatuí é uma cidade que tem um sistema viário à altura”, declarou o ex-prefeito.

Ele ainda classificou a denominação ao empresário como “justa homenagem” e, emocionado, encerrou a fala dirigindo-se aos familiares do patrono do novo complexo viário. Gonzaga citou histórias que viveu ao lado do homenageado durante campanhas e Carnavais.

“Ele era uma figura ímpar, e deixou para os filhos o exemplo do trabalho, da luta e da honestidade. Estamos muito felizes de poder homenagear este amigo e companheiro com uma obra à altura dele”, encerrou.

Última a falar, Maria José cumprimentou autoridades e fez menção especial aos familiares de Orlando Teles. Ela disse estar feliz por “conseguir recuperar as principais vias de acesso e saída da cidade”.

Maria José enumerou as obras realizadas em cinco pontes, três delas reconstruídas (Marapé, Junqueira e Paulista) e duas recuperadas (Colina Verde e Bosques do Junqueira), e reiterou que o Executivo concluiu quatro das cinco pontes em 2017, além dos serviços de drenagem e reconstrução de trechos das margens do ribeirão.

“Com muito trabalho, hoje o ir e vir do tatuiano está garantido. Mais do que avenidas e pontes, estamos unindo comunidades, trazendo novamente o brilho nos olhos de todos, porque as obras deste complexo viário nos dão a esperança de dias melhores”, enfatizou.

Durante o discurso a prefeita ainda destacou o trabalho de Rezende, da equipe do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura e teceu agradecimentos ao vice Luiz Paulo, aos vereadores e à comunidade.

“Hoje, este evento representa, pra nós, um importante passo, uma grande equipe que se uniu. Um time se formou para mudar essa realidade, e eu agradeço aqui o empenho de cada um de vocês. Senhores, a grandeza desse conjunto de obras impressiona. Isso nos deixa satisfeitos”, completou.

Ela encerrou a fala agradecendo a todos pelo compromisso com a obra. Ao final, participou do ato de descerramento da placa inaugural com o nome do homenageado, acompanhada das autoridades e da família Teles, e da plantação de uma muda de ipê, marcando a entrega da marginal.

(foto: Diléa Silva)

 

Publicidade
Siltec

1 COMENTÁRIO

  1. Ficou muito linda a Avenida , parabéns , só uma observação : Existe uma placa de proibido tráfego de caminhão , que não é respeitada , uma pena pois desde que liberaram a Avenida , o tráfego de caminhão aumentou muito , uma pena pois se continuar assim , daqui a pouco vai estar tudo cheio de buracos ..!!!uma pena pois ficou linda a Avenida …!!!

Comments are closed.