Cidade sedia final da Copa do Mundo de Equitação de Trabalho





A Hípica Centaurus sedia nos próximos dias 11, 12 e 13 de dezembro a fase final da 1a Copa do Mundo de Equitação de Trabalho, cujas seletivas também ocorreram no município, no início de novembro.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano e Coudelaria do Castanheiro. A competição será realizada, a partir de agora, a cada dois anos.

Instituído em 2015, o campeonato tem por objetivo o fomento do esporte e a integração e intercâmbio entre competidores de vários países.
O país sede do evento fornece os cavalos aos competidores estrangeiros, e a definição das montarias é por sorteio. Já estão confirmadas a participação de equipes de Portugal, França, Itália, México e Colômbia.

A Hípica Centaurus está localizada à rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto e a disputa tem entrada franca.

Com 21 pontos somados nas três provas – ensino, maneabilidade e velocidade -, o cavaleiro Luiz Carlos Oliveira, montando “Xaveco Interagro”, do Haras Santo Ângelo, foi o vencedor da primeira seletiva para a Copa.

A disputa contou com 13 conjuntos em pista, representando nove diferentes criatórios do puro sangue lusitano.

Veterano na modalidade e com várias conquistas na carreira, Oliveira venceu comandando as rédeas de um dos mais premiados cavalos da equitação de trabalho, Xaveco Interagro, propriedade de Cleto Monteiro, do Haras Santo Ângelo.

O conjunto foi campeão na maneabilidade, ficou em segundo lugar na velocidade e em terceiro na prova de ensino, fechando a apresentação com média de 68,067%.
Outro veterano, Benedito Torres Macedo foi o vice-campeão da primeira etapa, montando “Artemis”, da Sasa JE, criação da Fazenda Sasa JE, com 16 pontos somados.

Adriano Soares, do Haras Monsanto, foi o terceiro colocado, com 11 pontos. Montando seu próprio cavalo, “Centauro dos Sonhos”.

Além da final da Copa do Mundo de Equitação de Trabalho, o evento reunirá a final do Campeonato Paulista de Adestramento ABPSL e a final do Grand Prix de Velocidade / Morfologia. Também estão programas exibições e leilões.

As provas ocorrem nas categorias infantil, mirim, amador e amador proprietário.