Cidade registra queda de 92,6% nos casos de dengue neste ano





AC Prefeitura

 

Enquanto o país comemora queda de 80% nos casos de dengue, Tatuí registra diminuição de 92,6% no primeiro trimestre de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O número de casos confirmados passou de 27 para apenas dois, sendo que nenhum deles foi contraído na própria cidade. Este é o menor número registrado nos últimos cinco anos, segundo dados da Prefeitura.

Esse resultado coloca o município entre as cidades brasileiras que tiveram maior redução. As estatísticas revelam, ainda, diminuição de casos de suspeita de dengue, que passaram de 171 para 31 (82%).

Já os casos contraídos no próprio município (autóctones), zeraram, em contraponto aos quatro registros de 2013. De acordo com a Prefeitura, “nos últimos 22 anos, Tatuí teve cem casos da doença, 59 deles entre 2005 e 2012”.

Para o secretário municipal da Saúde, Máximo Machado Lourenço, o avanço deve-se à ação articulada entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, ao trabalho efetivo dos agentes comunitários e às campanhas de conscientização, “que encontraram ressonância entre a população”.

Ele também destaca o aumento dos recursos empregados tanto na esfera local quanto na federal. “Por aqui, a Vigilância em Saúde e o próprio combate à dengue ganharam novos carros, que facilitaram o trabalho de campo e as campanhas”, lembrou.

Segundo a Prefeitura, em novembro de 2013, o Ministério da Saúde dobrou o recurso adicional enviado para incrementar o controle da doença.

Ao todo, foram repassados R$ 363,4 milhões – 110% a mais do que em 2012, o que impacta na redução gradativa dos casos, conforme informações do Executivo municipal.

As principais recomendações e cuidados para evitar a doença são: eliminar água que fica acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas e pneus e manter caixas d’água bem fechadas.

Essas atitudes simples podem impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A Prefeitura ainda alerta para que a população fique atenta a alguns sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Na presença de alguns desses sintomas, é importante procurar, imediatamente, o serviço de saúde e nunca se automedicar.

O serviço de saúde, de acordo com a Prefeitura, está apto a oferecer tratamento adequado e acompanhamento médico gratuito.