B. Sinfônica recebe maestro suí­ço para concerto nesta quinta

 

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe o maestro suíço Felix Hauswirth para concerto especial de temporada. A apresentação será nesta quinta-feira, 20, a partir das 20h, no tea-tro Procópio Ferreira, localizado à rua São Bento, 415, no centro. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).

Na apresentação, que integra a temporada artística do grupo em 2016, a Banda Sinfônica apresentará obras de Dimitri Shostakochy/Johann de Meij (Jazz Suite), em seis movimentos; e Paul Fauchet (Sinfonia para Banda), em quatro movimentos.

Hauswirth é formado em regência e teoria no Conservatório de Música de Lucerna, na Suíça, tendo, em 1983, atuado como professor convidado por um semestre na Universidade de Michigan, em Flint, nos Estados Unidos. Em 1985 assumiu o cargo de professor de regência no Conservatório de Basiléia, na Suíça.

Em 1983, fundou a Swiss National Youth Wind Ensemble e esteve à frente do grupo até 1993. Como regente convidado e com grupos sob sua direção, atuou em diversos países europeus, além da Ásia, África do Sul, Japão, Austrália e América do Sul.

Também realizou turnês pelos Estados Unidos e Canadá. Regeu em diversas gravações e estreias com diferentes grupos, que receberam aclamadas críticas de regentes e compositores da Europa, Estados Unidos e Ásia. Como professor, é regularmente convidado para atuar em diferentes partes do mundo.

De 1998 a 2011, liderou o programa da Banda Sinfônica da Academia do Estado, em Trossingen, na Alemanha. De 2000 a 2009, foi professor do Istituto Superiore Europeo Bandistico, em Trento, Itália. De 1993 a 2000, atuou como diretor artístico do International Festival for Contemporary Music em Uster (Suíça).

Foi presidente da Wasbe (Associação Internacional de Bandas Sinfônicas) de 1997 a 2001. Desde 2008, é professor convidado do Instituto Piaget em Lisboa (Portugal) e, atualmente, é regente da Baden-Wuerttemberg Youth Wind Ensemble (Alemanha) e Zug Wind Orchestra (Suíça). É autor de diversos livros, principalmente sobre regência e literatura de bandas sinfônicas.

Em dezembro de 2009, recebeu, em Chicago, nos Estados Unidos, o título “Midwest Clinic International Award” em reconhecimento às excelentes contribuições e dedicação ao ensino da música instrumental.