Advogada Roseli Aparecida Soares é eleita nova presidente da OAB Tatuí

Presidente e vice-presidente eleitos da OAB falam sobre projetos para o próximo ano (foto: Diléa Silva)

A advogada Roseli Aparecida Soares foi eleita presidente da 26a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A chapa dela, denominada “Compromisso com a advocacia” venceu o pleito com 53,6% dos votos, conquistando a preferência de 226 advogados.

A votação aconteceu das 8h às 17h, na quinta-feira da semana passada, 6, na Casa do Advogado, contando com a participação de 488 votantes e três chapas inscritas.

A chapa encabeçada por Roseli conta, ainda, com o advogado Ricardo Fernando Ribeiro, como vice-presidente; Ramon Andrade, secretário-geral; e a secretária-adjunta Rosângela Aparecida Xisto Soares. A tesouraria ficará sob o comando de Marlene Garcia.

Concorreram, ainda, as chapas “Renovação – Juntos somos mais fortes”, representada pelo advogado Douglas Mascarenhas, como candidato a presidente, e a vice, Daniela Maria Barbin Nivoloni, e também a “OAB mais presente”, com Ranuzia Coutinho Martins e Nemesio Ferreira Dias Júnior.

As duas chapas obtiveram 142 e 92 votos, respectivamente. A eleição contabilizou, ainda, sete votos em branco e 21 nulos.

A 26a Subseção atende às cidades de Tatuí, Capela do Alto, Cesário Lange, Porangaba, Guareí, Torre de Pedra e Bofete. A eleição ocorre a cada três anos e a posse será no próximo dia 1º de janeiro.

Em entrevista a O Progresso na segunda-feira, 3, a presidente Roseli e o vice Ribeiro afirmaram que um dos principais projetos da nova gestão é a construção de uma Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de São Paulo), com farmácia, livraria e dentista, dentro da Casa do Advogado.

“O serviço vai inserir um atendimento nas cidades da região e mais Boituva, Tietê e Cerquilho, que são pequenas subseções e não contam com este serviço, atuando como uma unidade regional”, afirmou Roseli.

Ela explica que, atualmente, a Casa do Advogado de Tatuí tem uma Caasp, com uma funcionária designada, mas não conta com estrutura física. “Os serviços são oferecidos pela internet. A mais próxima da região que temos fica em Sorocaba”, conta.

“Nossa ideia é montar um espaço dentro da Casa do Advogado, com uma farmácia que vai dar assistência aos advogados e família. Uma biblioteca para compra de livros e, também, um suporte odontológico”, contou o vice-presidente.

De acordo com eles, todos os advogados da subseção poderão usar o serviço com descontos que a Caasp negocia com o mercado em valores bem abaixo dos normais.

“Vamos construir um prédio ao lado, onde tem o estacionamento. Nossa casa ficou praticamente tomada com todas as atividades. E, para montar a CAASP do jeito que a gente quer, não temos espaço. Então, já temos o projeto aprovado para construção ao lado”, afirmaram.

Além disso, a chapa eleita garantiu que pretende melhorar o sistema operacional, de internet e computador, para uso dos funcionários, tanto na “Casa” quanto na sala de uso dos advogados dentro do fórum.

“Todos os processos, hoje, são digitais. Precisamos ter um sistema melhor, para que o profissional possa trabalhar. A gente já vem tentando melhorar isso, mas achamos que agora, com o novo presidente eleito na OAB de São Paulo, também teremos mais apoio”, assegurou Ribeiro.

Quem ganhou em São Paulo foi o advogado Caio Augusto Silva dos Santos, atual secretário-geral da OAB. Segundo o vice-presidente da OAB de Tatuí, ele tem uma área de atuação mais abrangente e voltada ao interior.

Roseli Aparecida Soares tem 54 anos e é natural de Tatuí. Formada pela Faculdade de Direito FKB de Itapetininga, ingressou na OAB em 1989. Participou de vários cursos de especialização e foi assessora jurídica da prefeitura de Capela do Alto de 1993 a 1999.

Desde 2000, é advogada do Sindicato de Empregados Rurais de Tatuí. Está participando da diretoria da OAB desde 2013, tendo sido eleita como presidente para a gestão 2019 a 2021.