71% dizem não ter condições de financiar casa, em mensuração





As oportunidades de aquisição de casa própria ou de terrenos têm apresentado aumento, por conta, principalmente, de subvenções de programas sociais. Em Tatuí, boa parte dos empreendimentos imobiliários permite a compra por pessoas que estão dentro dos perfis de financiamentos viabilizados por instituições financeiras e pelo governo federal.

O Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, atende a trabalhadores com ganho mensal em três faixas de renda. No município, quem ganha acima de R$ 1.600 pode tentar contrair financiamento para comprar uma das unidades habitacionais que estão sendo construídas no bairro Água Branca (Residencial Vida Nova).

Apesar das facilidades, a maioria dos leitores do jornal disse não ter condições financeiras de adquirir um financiamento de imóvel. Enquete virtual promovida pelo bissemanário no decorrer de uma semana aponta que 71% dos leitores do periódico responderam que não têm chances de financiar.

A pergunta disponibilizada em “O Progresso Digital” começou a receber votos na tarde do sábado, 14. Na página principal do veículo online, acessível em www.oprogressodetatui.com.br, os leitores puderam responder a pergunta veiculada por conta do lançamento de novo residencial na cidade.

O empreendimento conta com 1.295 casas na primeira fase de implantação e será destinado a pessoas com renda familiar a partir de R$ 1.600 por mês. No entanto, os interessados precisam ter o financiamento aprovado por uma instituição financeira, sem comprometimento da renda.

Dos consultados pela enquete, 29% responderam que têm condições financeiras de adquirir um financiamento de imóvel. A pesquisa virtual permaneceu aberta à votação até a tarde de sexta-feira, 20, recebendo participações de assinantes do veículo impresso, do canal online e de não assinantes.

Para esta edição, a pesquisa tem como temática projetos pessoais como o do aposentado Cesar Rocha, de 63 anos. Ele encerrou em Tatuí mais um de seus desafios de ciclismo. Saiu de Pirassununga no dia 9 e pedalou 489 quilômetros.

Em média, ele percorreu 60 quilômetros por dia e tem planos de transformar a experiência em um livro. Esta é a segunda vez que Rocha passa por Tatuí. Na primeira, em outubro de 2012, ele percorreu 1.000 quilômetros.

Pegando “carona” no projeto do aposentado, o jornal propõe a seguinte pergunta: “Você tem algum projeto pessoal que gostaria de colocar em prática?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não” a partir da tarde deste sábado, 21. Os leitores podem participar da enquete até a próxima sexta, 27.

O resultado final da pesquisa virtual será publicado na edição do próximo domingo, 29.