1ª mostra musical do Conservatório de Tatuí tem 13 concertos gratuitos

Evento é realizado de 29 de abril a 8 de maio, com grupos pedagógicos

803
Grupo de saxofones, uma das atrações do evento que segue por vários dias (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

O Conservatório de Tatuí promove, de 29 de abril a 08 de maio, a 1ª Mostra de Prática de Conjunto 2019. A programação traz 13 concertos dos grupos pedagógicos mantidos pela instituição, todos com entrada gratuita.

A “Prática de Conjunto” é uma das disciplinas que integram a grade curricular dos cursos oferecidos pelo Conservatório e tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de tocarem em diferentes grupos musicais.

A experiência é considerada essencial para a formação profissional dos alunos, “pois aproxima o estudante das exigências reais do mercado de trabalho”, conforme a assessoria de comunicação da escola. Durante a mostra, os grupos apresentam publicamente o resultado do trabalho desenvolvido nas salas de aula e ensaios.

O primeiro a se apresentar nesta edição é o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí, que toca na segunda-feira, 29, às 15h, no auditório da Unidade 2. No repertório, obras do trompetista e compositor Bonfiglio de Oliveira, considerados um dos melhores instrumentistas de sopro da atualidade.

No mesmo dia, às 19h, o Grupo Jovem de Saxofones do Conservatório de Tatuí faz concerto no Salão “Villa-Lobos”, sob orientação do professor Marcos Pedroso.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

Ainda na segunda-feira, às 20h, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí sob ao palco do teatro “Procópio Ferreira”, com orientação do professor José Antonio Pereira.

Na terça-feira, 30, a mostra traz Ensemble de Performance Histórica Jovem do Conservatório de Tatuí, com o professor responsável João Guilherme Figueiredo.

Com repertório voltado à chamada “Música Antiga”, que resgata obras dos períodos renascentista e barroco, usando instrumentos da época, o grupo se apresenta às 10h, no auditório da Unidade 2.

Ainda na terça-feira, às 18h, também na Unidade 2, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí promete encantar a plateia, tendo à frente a professora responsável Miriam Cândido.

E à noite, às 20h, a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí faz apresentação no teatro “Procópio Ferreira”, sob orientação do professor Hudson Nogueira.

A 1ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 segue até 8 de maio com várias outras atrações: Jazz Combo Jovem (dia 2), Camerata Jovem de Violões (dia 2), Conjunto de Metais (dia 2), Grupo de Percussão Jovem (dia 3), Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil (dia 4), Banda Sinfônica Infantojuvenil (dia 5) e Coro Jovem do Conservatório de Tatuí (dia 8).

 

Música de Câmara

Também começa nesta segunda-feira, 29, a 1ª Semana de Música de Câmara 2019 do Conservatório de Tatuí, com audições de dezenas de conjuntos formados por alunos da instituição.

“Música de câmara” é outra disciplina integrante da grade curricular dos cursos oferecidos pela escola, que tem por objetivo estimular a criação de pequenos grupos, com as mais variadas formações, para apresentações em ambientes fechados – remetendo às antigas câmaras solenes dos castelos.

A Semana de Música de Câmara conta com a participação de mais de cem grupos, que apresentam repertório específico para cada tipo de formação: duos, trios, quartetos até octetos.

As audições serão realizadas nos dias 29 e 30 de abril, 2 e 3 de maio, em vários horários, no Salão “Villa-Lobos”. A entrada é gratuita. A coordenação das áreas de prática de conjunto e música de câmara é do professor Luciano Pereira.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia