Música que aquece

1184
Celina Charlier com a Orquestra Juvenil do Conservatório, destaque neste domingo (foto: AI Conservatório)

Ouvir boa música e, ainda, ajudar a quem precisa. Esta é a proposta do concerto “Música que Aquece”, que será realizado neste domingo, 10, às 11h, pelo Conservatório. A apresentação reunirá três orquestras de cordas da escola, em prol da Campanha do Agasalho do Fundo de Solidariedade de São Paulo.

Os ingressos serão trocados por um agasalho, uma manta ou um cobertor. As peças arrecadadas serão distribuídas a famílias carentes da cidade e da região.

O primeiro grupo a ocupar o palco do teatro “Procópio Ferreira” será a Orquestra de Cordas Infantil do Conservatório de Tatuí. De acordo com a coordenadora do grupo, maestrina Celina Charlier, o repertório terá obras do folclore britânico e um arranjo especial da música “When You Wish Upon a Star”, de Leigh Harline, tema do filme “Pinocchio”, de Walt Disney.

Em seguida, a Orquestra de Cordas Infantojuvenil apresentará as obras “Bourrée” e Passepied”, de Georg Philip Telemann; “Minueto” e “Gavotte”, de Georg Friedrich Händel; e “Por una Cabeza”, de Carlos Gardel.

Para encerrar a primeira parte do concerto, as Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil se unirão para tocar “A Bela e a Fera”, de Alan Menken, mais um tema de filme de Walt Disney.

Após um breve intervalo, quem assume o palco é a Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí. O grupo apresentará “Libertango”, de Astor Piazzolla; “Rhosymedre”, de Ralph Vaughan Williams; “Jazz Pizzicato”, de Leroy Anderson; “Spain”, de Chick Correa; e “Concerto para Violoncelo e Orquestra de Cordas”, de Edmundo Villani-Côrtes, com solo do violoncelista Vinícius da Cruz Silveira.

Um quinteto de cordas da Orquestra Juvenil interpretará “Congada”, também de Villani-Côrtes. O concerto termina com “Cinco Miniaturas Brasileiras”, do mesmo autor.

O Concerto “Música que Aquece” integra a programação da 2ª Mostra de Prática de Conjunto 2018 do Conservatório de Tatuí, que reúne apresentações de todos os grupos pedagógicos da escola.

Sob coordenação do professor Max Ferreira, a Mostra continua até o dia 30 de junho, com vários concertos. A programação completa pode ser conferida em www.conservatoriodetatui.org.br/programacao.

Celina Charlier

Nascida em São Paulo, em 1974, iniciou os estudos musicais em 1985 e a carreira como flautista aos 15 anos de idade. Há 18 anos professora da New York University (NYU), a flautista, regente e arranjadora mantém intensa carreira internacional, apresentando-se e lecionando no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México, Itália, França, Suíça, Inglaterra, Malta, Sri Lanka, Índia e Emirados Árabes Unidos.

Em 2010, foi convidada para criar e dirigir o departamento e o programa de música da primeira universidade global do mundo, a New York University Abu Dhabi (com alunos de mais de cem países), onde foi diretora de performance musical por quatro anos.

Nos últimos 15 anos, foi regente titular de orquestras e corais da NYU, direcionando o trabalho às intersecções entre música, performance e educação, “acreditando sempre que amizade gera música e música gera amizade”.

Em abril de 2018, Celina assumiu as Orquestras de Cordas Infantil, Infantojuvenil e Juvenil do Conservatório de Tatuí.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2018, do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, é promovida pelo Instituto CCR e CCR SPVias, com apoio do Conservatório de Tatuí.

Além da troca de ingressos por agasalhos, duas caixas de coleta de agasalhos estarão no Foyer “Mário Covas”, saguão do teatro “Procópio Ferreira”, para recolher outras doações de agasalhos que o público queira levar.

De acordo com o Instituto CCR, no ano passado, a campanha arrecadou mais de 10 mil peças, entregues aos Fundos Sociais de Solidariedade de 25 municípios da região

Comments are closed.